Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Silva e Luna fala à bancada paranaense no Congresso sobre investimentos da Itaipu

  • 26/08/2020
  • Foto(s): Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
Silva e Luna fala à bancada paranaense no Congresso sobre investimentos da Itaipu

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, participou de uma videoconferência com representantes da bancada paranaense do Congresso Nacional, formada por 30 deputados federais e três senadores.

O encontro virtual ocorreu das 8h40 às 10h10, com a participação de toda a Diretoria Brasileira de Itaipu, reunida na Sala de Gestão Estratégica (Sage) no Centro Executivo da empresa, em Foz do Iguaçu (PR). A videoconferência contou também com a participação de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Paraná.

A conversa abordou os investimentos de Itaipu em obras estruturantes e a perspectiva diante da Revisão do Anexo C, documento que trata das bases financeiras do Tratado de Itaipu e que deverá ser revisto em 2023. Sobre o tema, o general tranquilizou as autoridades sobre a continuidade do pagamento dos royalties, assegurado pelo Tratado. “Os royalties continuarão sendo repassados”, disse o diretor. Desde março de 1985, quando se iniciaram os pagamentos, os governos do Brasil e do Paraguai já receberam, conjuntamente, mais de US$ 12 bilhões em royalties.

Silva e Luna respondeu todas as perguntas e dúvidas a respeito do Tratado e dos investimentos da binacional. Nesta quarta-feira (26), o diretor completa 18 meses à frente da gestão da Itaipu, somando no período investimentos de aproximadamente R$ 1 bilhão em obras estruturantes e iniciativas que deixam legado à população, como repasses para a área da saúde.

Um dia depois, na quinta-feira (27), o general recebe o presidente Jair Bolsonaro, que virá a Foz do Iguaçu para o lançamento da pedra fundamental da duplicação da BR-469 (Rodovia das Cataratas).

A obra é uma das muitas que vêm sendo financiadas pela Itaipu, como a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, a ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Foz do Iguaçu, entre outras. Todas as iniciativas são possíveis graças à reestruturação na gestão da empresa, focada na austeridade, e às parcerias com os governos municipal, estadual e federal, além de órgãos como o Dnit, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Infraero.

“É um compromisso de Itaipu investir no Paraná e principalmente na Região Oeste, deixando um legado para a população”, afirmou. “Nada de promessas no papel, as propostas têm que ser validadas na prática”, completou.

Dentro dos assuntos tratados na reunião o deputado federal José Carlos Schiavinato (PP) destacou a recuperação da Ponte Ayrton Senna e outras obras no município de Guaíra. O deputado comentou que o contorno de Guaíra também entrou em pauta.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional/C.O News