Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Conheça o fubá que sobrevive há 100 anos: descubra o segredo

A propriedade também se destaca na produção de bananas.

  • 27/08/2020
  • Foto(s): Alessandro Kunhaski
Conheça o fubá que sobrevive há 100 anos: descubra o segredo

O Expedição Costa Oeste vai contar como é feito o fubá. Mas, não um fubá qualquer, ele resiste a gerações, moído a pedra a mais de 100 anos seguindo toda a tradição de uma família inteira. Visitamos a comunidade de Laranjita Baixo em São Miguel do Iguaçu onde se produz fubá e bananas.

Quem carrega o conhecimento da produção de fubá é seu Vitório Boiarski, descendente de poloneses ele nasceu literalmente dentro de um moinho, no município de Independência – RS.

Conhecimento de gerações, que o aposentado de 80 anos, repassa para o afilhado Joacir Rosso, conhecido como TI.  Aliás, foi iniciativa do Ti resgatar as pedras do moinho que estavam inativas. Isso porque, após a morte de sua primeira esposa, seu Vitório vendeu tudo.

Ti Rosso começou a investir no fubá há sete anos. Mas, é da plantação de Bananas que ele consegue a maior receita. Os 10 hectares chegam a produzir 50 toneladas da fruta por ano. Mas, em 2020 o rendimento deve cair, um vendaval destruiu uma plantação inteira.

Não desistir e acreditar. Faz dona Luiza, esposa de seu Vitório, superar a doença de Parkinson mantendo viva a receita de uma deliciosa polenta, reunindo a nora Claudete, netos Kaique e Thaís e o bisneto Felipe a mesa.

Segundo seu Vitório, as pedras deste moinho e o segredo do fubá já existiam muitos antes dele ter nascido, superando a casa dos 100 anos e vai continuar na família, para sua alegria.

Confira a matéria completa: 

 

Edição e Produção: Alessandro Kunhaski, Cauê Vergopolan Hanzen e Tatyelle Schunemann.

Fonte: Alessandro Kunhaski