106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Expedição Costa Oeste vai contar como é feito o fubá. Mas, não um fubá qualquer, ele resiste a gerações, moído a pedra a mais de 100 anos seguindo toda a tradição de uma família inteira. Visitamos a comunidade de Laranjita Baixo em São Miguel do Iguaçu onde se produz fubá e bananas.
Quem carrega o conhecimento da produção de fubá é seu Vitório Boiarski, descendente de poloneses ele nasceu literalmente dentro de um moinho, no município de Independência – RS.
Conhecimento de gerações, que o aposentado de 80 anos, repassa para o afilhado Joacir Rosso, conhecido como TI. Aliás, foi iniciativa do Ti resgatar as pedras do moinho que estavam inativas. Isso porque, após a morte de sua primeira esposa, seu Vitório vendeu tudo.
Ti Rosso começou a investir no fubá há sete anos. Mas, é da plantação de Bananas que ele consegue a maior receita. Os 10 hectares chegam a produzir 50 toneladas da fruta por ano. Mas, em 2020 o rendimento deve cair, um vendaval destruiu uma plantação inteira.
Não desistir e acreditar. Faz dona Luiza, esposa de seu Vitório, superar a doença de Parkinson mantendo viva a receita de uma deliciosa polenta, reunindo a nora Claudete, netos Kaique e Thaís e o bisneto Felipe a mesa.
Segundo seu Vitório, as pedras deste moinho e o segredo do fubá já existiam muitos antes dele ter nascido, superando a casa dos 100 anos e vai continuar na família, para sua alegria.
Confira a matéria completa:
Edição e Produção: Alessandro Kunhaski, Cauê Vergopolan Hanzen e Tatyelle Schunemann.
Fonte: Alessandro Kunhaski