106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O governador Ratinho Junior recebeu na terça-feira (01), a nova diretoria do Sindiavipar - Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná. No encontro, Ratinho Júnior afirmou que o Estado tem interesse em ampliar a quantidade de granjas nos pequenos municípios para gerar mais empregos e desenvolvimento.
Segundo Ratinho Junior, o objetivo é fortalecer a cadeia com acesso a crédito, nova infraestrutura e energia elétrica sem interrupções. A comitiva do Sindiavipar foi liderada pelo novo presidente da entidade, Irineo da Costa Rodrigues, que é diretor-presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial.
Durante o encontro, o governador destacou o potencial de geração de empregos dessa cadeia, e destacou ações do Estado no suporte ao setor. Dentre elas está o programa Paraná Trifásico, que vai implementar 25 mil quilômetros de redes mais seguras no campo, o novo corredor de exportação ferroviário do Oeste e 100 milhões de reais que serão aplicados em melhorias nas estradas rurais.
O Paraná responde por 36% da produção nacional com mais de 20 mil granjas de frango de corte, e em 2019 atingiu recorde de abates de aves, com um bilhão e 870 milhões de cabeças. Também no ano passado, o Paraná enviou um milhão e 580 mil toneladas de carne de frango ao exterior, gerando receita de dois bilhões e 560 milhões de dólares. Isso representa cerca de 37,23% do total obtido pelo Brasil.
O Paraná exporta carne de frango para mais de 160 países. De acordo com Irineo Rodrigues, os indicadores da avicultura apontam que o consumo brasileiro de carne de frango deve chegar a 50 quilos per capita por ano no Brasil em breve, além de ser uma proteína sem restrição religiosa. Irineo Rodrigues destacou o encontro com o Governador do Paraná e também convidou o governador para acompanhar o início das atividades de abate de frango na planta arrendada pela Lar Cooperativa em Rolândia, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (02):
Fonte: João Hermes