Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Projeto do asfalto do Porto Índio até a super carreteira está demorando pra sair do papel

Centenas de caminhões grandes passam por dia  do Paraguai via porto de Santa Helena

  • 12/09/2020
  • Foto(s): Divulgação
  • Região
Projeto do asfalto do Porto Índio até a super carreteira está demorando pra sair do papel

A quantidade de caminhões transportadores de carga que fazem sua travessia em balsa desde Puerto Índio até Santa Helena, Paraguai/Brasil, respectivamente, aumenta a cada dia. O mesmo acontece na via inversa.

Dentre os produtos mais comuns, estão fertilizantes, calcário e outras commodities. Segundo dados semanais, seria uma movimentação de mil a dois mil caminhões de grande porte por semana dependendo do clima e das condições das estradas.

A construção asfáltica, tanto esperada que ligará o Porto Índio até a rodovia conhecida como super carreteira (60km) não há data oficial para o início..

Já se passaram seis meses da aprovação do empréstimo ao governo pela CAF, um banco de fomento ao desenvolvimento da América |Latina. O pedido do Ministério da Fazenda, em conjunto com o Ministério das Obras Públicas e Comunicações, ainda está pendente de aprovação no Congresso Nacional e posteriormente de licitação.

Há um pedido de relatório do Deputado Nacional Carlos Portillo ao congresso e várias solicitações do município de Mbaracayú ao Ministério, para que se cumpra o que foi acordado.

Não se descartam manifestações grevistas, principalmente por parte de caminhoneiros e empresas de transporte, para que o asfalto finalmente saia da campo das promessas.

O Porto Internacional de Santa Helena, é o único com cabeceira única e congrega o desembaraço burocrático das importações e exportações, tudo no complexo local.

Fonte: Rodrigo Cardoso com M.N