106,5 FM
Rádio Costa Oeste
As equipes da Saúde de São Miguel do Iguaçu registraram 16 acidentes com animais peçonhentos neste ano de 2020. Com a chegada da primavera e consequente aumento das temperaturas, fica o alerta para a população tomar todos os cuidados para evitar incidentes, principalmente com escorpiões amarelos, que preocupam bastante pelo alto número de exemplares no município.
De acordo com números da Vigilância em Saúde, apenas neste ano já foram capturados 205 escorpiões através de buscas das equipes e entregas feitas por moradores. Em 11 de fevereiro de 2020, por exemplo, foram localizados 110 animais em uma busca noturna.
O médico veterinário da Vigilância em Saúde, Geovane da Silva, explicou que, com o inverno menos rigoroso e com a chegada da primavera, existe a projeção de um grande crescimento no número de escorpiões no município, pois aumenta o número de insetos, que são o alimento dos mesmos. Outro fator que explica a projeção é a facilidade de reprodução do animal.
Segundo ele, para tentar controlar a situação, novas buscas noturnas deverão ser realizadas em breve. Mas, é necessário o apoio de toda a população que precisa eliminar os fatores que o escorpião precisa para sobreviver: alimento, abrigo e acesso.
O veterinário também repassou algumas orientações preventivas e relatou que foram três acidentes com escorpiões amarelos no ano, todos em residências. Apesar de um incidente com esse tipo de animal poder causar até a morte, os três casos não tiveram gravidade.
Ainda de acordo com ele, dos outros acidentes, um caso é suspeito de ter sido com aranha marrom e está sendo investigado.
Acompanhe a entrevista no vídeo abaixo:
Fonte: Gerson Kaiser