106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Desde a última segunda-feira (28) de setembro, um incêndio está sendo registrado às margens do Lago de Itaipu, próximo a comunidade de Corrêa Porto, interior de Santa Helena.
As chamas atingem a borda do reservatório e parte da mata. Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e brigadistas da Itaipu Binacional estão no local realizando o rescaldo das chamas para evitar novos focos de incêndio.
Segundo Luis Cesar, coordenador de Divisão de Áreas Protegidas e Brigada Florestal da Itaipu Binacional, as chamas atingiram mais de 10 hectares de borda do reservatório. Três equipes de brigadistas e técnicos, totalizando 15 homens auxiliam nos trabalhos de combate ao fogo. As condições climáticas deixaram a vegetação fragilizada e qualquer início de incêndio possui um potencial grande para o fogo se alastrar rapidamente.
O Diretor de Operações na Comissão Municipal de Defesa Civil, Marcio De Bastiani, destaca que neste período de estiagem é importante que as pessoas evitem ao máximo o manuseio com fogo. Neste incêndio em que mobiliza equipes na linha Corrêa Porto, o incêndio teve início após o manuseio do fogo ou bitucas de cigarros de pescadores amadores.
Crime Ambiental
A Lei n. 9.605 /98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, em seu artigo 41 tipifica como crime contra a flora, a conduta de provocar incêndio em mata ou floresta.
Art. 41. Provocar incêndio em mata ou floresta:
Pena - reclusão, de dois a quatro anos, e multa.
Parágrafo único . Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.
Fonte: Rodrigo Cardoso