Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cascavel registra primeiro caso de febre chykungunya

  • 10/05/2016
  • Foto(s): CGN
Cascavel registra primeiro caso de febre chykungunya
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou ontem (09), o primeiro caso de febre chikungunya em Cascavel. O paciente que contraiu a doença relatou ter viajado ao nordeste do Brasil e, por isso, o caso foi classificado como importado. Outros 291 casos suspeitos seguem aguardando resultado. Desde o início do ano já são 317 notificações com 24 casos descartados. Um caso suspeito foi considerado inconclusivo após exames laboratoriais.

O Informe Técnico 13/2016 sobre o número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti também aponta um novo caso de zika vírus. Agora já são cinco pessoas que contraíam a doença neste ano em Cascavel. Dois casos são considerados autóctones ??? contraídos no próprio município ??? e dois importados. O novo caso ainda está em investigação para definir a origem da doença. Desde o início do ano, foram notificados 219 casos suspeitos de zika vírus, 29 foram descartados e 185 ainda aguardam resultados dos exames. 

Dengue 

Com relação a dengue, em uma semana, foram registrados 68 novos casos e o número subiu para 651 pessoas que contraíram a doença. O número de notificações de dengue também aumentou em 213 casos. Ao todo já são 2.588 casos notificados, além de 94 notificações de outros municípios. Desse total de casos, além dos casos positivos, 488 descartados e 1.449 casos suspeitos seguem em investigações. 

Dos 651 casos positivos de dengue, 111 são importados e 453 autóctones. Os outros 87 casos estão em investigação para determinar a origem da doença, se importada ou autóctone. Um jovem de 25 anos que contraiu dengue hemorrágica morreu em Cascavel neste ano. 

Na semana passada, agentes da dengue realizaram 32.877 visitas domiciliares, desse total de visitas 9.693 residências estavam fechadas e 16 residências recusaram receber a visita dos agentes comunitários de saúde. O trabalho dos agentes é essencial para combater o avanço da dengue. 

Sintomas 

Caso a pessoa apresente os sintomas característicos de uma das três doenças, transmitidas pelo Aedes aegypti, deve procurar rapidamente o atendimento médico, em uma das unidades de saúde mais próxima de sua residência. 

Dengue: 

Febre alta (acima de 38ºC) com duração de até sete dias, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor em todo o corpo. 

Febre Chikungunya: 

Febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos, podendo vir acompanhadas de edema. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. 

Zika Vírus: 

Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. 

Em todo o Paraná, 65 cidades entraram em epidemia de dengue, mas segundo a Secretaria de Estado da Saúde, em 34 delas há uma tendência significativa de queda no número de casos nas últimas semanas. O Paraná já registrou 42 mortes causadas pela doença. 

Fonte: CGN

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557