106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A avicultora Simoni Tessaro Niehues é finalista no Prêmio Mulheres do Agro. Ela possui uma propriedade na Linha Cristo Rei, em Serranópolis do Iguaçu, que conta com aviário de postura e lavoura de milho e soja.
O tema da 3ª edição é “Gestão Inovadora” que visa reconhecer as grandes inovações para boas práticas agrícolas focadas na gestão de recurso hídrico, uso correto de defensivo agrícola e conservação do meio ambiente com gestão na propriedade, que respeite os pilares da sustentabilidade – econômico, social e ambiental.
E foi nessa temática que Simoni se destacou na categoria de Pequena Propriedade, apresentando as técnicas de mapeamento, uso de GPS e análise de dados. Em 2020 mais de 200 mulheres se inscreveram para concorrer. O aumento foi de 61% em relação à edição de 2019.
As vencedoras em cada categoria serão anunciadas no Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio no dia 27/10. O evento acontece anualmente no mês de outubro e reúne milhares de mulheres do agronegócio. Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus a edição será on-line.
O objetivo do Prêmio é reconhecer a importância das mulheres no agronegócio e reforçar que a atuação delas seja cada vez maior e mais eficiente nas propriedades.
A finalista conversou com a reportagem do Costa Oeste News e falou sobre a trajetória até a decisão de participar, processo de inscrição, as técnicas aplicadas na propriedade, os desafios e conquistas das mulheres no meio rural.
As vencedoras nos 1os, 2os e 3os lugares em cada modalidade receberão os seguintes prêmios:
1º Lugar – Viagem técnica no Brasil + Consultoria (Gestão ou sucessão familiar)
2º Lugar – Consultoria (Gestão ou sucessão familiar)
3º Lugar – Consultoria (Sessão de orientação sobre Gestão ou Sucessão familiar)
Fonte: Tatyelle Schunemann