106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST) do Paraná divulgou uma resolução que proíbe a captura de espécies de peixes nativos. O documento foi publicado na quinta-feira (15) e já está em vigor.
De acordo com o documento, mesmo no período que antecede a piracema algumas espécies precisam ser protegidas em função da sua vulnerabilidade, devido as condições ambientais atípicas, e que podem levar à captura acidental.
A posse e o abate das espécies proibidas são, Paty ou barbado chata, Mandi amarelo, Pintado, Mandi prata, Piracanjuva e o Jaú, na bacia hidrográfica do Paraná. Conforme o chefe regional do IAT- Instituto Água e Terra em Toledo, Taciano Maranhão, a medida é uma resolução e não trata-se de uma portaria. Apenas proíbe a captura de algumas espécies de peixes em todas as bacias hidrográficas. (áudio 1)
Conforme o presidente da Colônia de Pescadores Nossa Senhora dos Navegantes de Santa Helena, Lírio Hoffmann, a medida ocorre até dia primeiro de novembro quando inicia-se a piracema. Hoffmann frisa que a restrição da captura de peixes, principalmente de espécies como barba-chata, pode prejudicar os pescadores profissionais que utilizam de espinhél para retirar o seu sustento do lago. (áudio 2)
Fonte: Rodrigo Cardoso