106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Oito colégios estaduais de quatro municípios pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Foz do Iguaçu estão na lista das instituições em que será implementado o programa de colégios cívico-militares.
Entre eles, está o Colégio Estadual Nestor Victor dos Santos, de São Miguel do Iguaçu. Nesta terça-feira, 27, a chefe do NRE de Foz, Silvana Garcia André, esteve no município conversando com a equipe do escola e também repassando algumas orientações quanto ao processo de votação de uma consulta pública que vai oficializar a indicação de torna-lo um colégio cívico-militar.
Nesta terça e quarta-feira, dias 27 e 28, está sendo realizada uma consulta à comunidade escolar, das 8 horas às 20 horas, para saber a opinião de responsáveis e educadores.
Silvano destacou a importância do voto de todos os envolvidos com a comunidade escolar e também explicou como será a atuação de civis e militares com a implantação deste novo modelo de gestão.
Além do Colégio Nestor de São Miguel do Iguaçu, também haverá a implantação nos seguintes colégios da regional:
Naira Fellini (Medianeira)
Tancredo Neves (Medianeira)
Ângelo Antônio Benedet (Santa Terezinha de Itaipu)
Ipe Roxo (Foz do Iguaçu)
Carmelita Dias (Foz do Iguaçu)
Costa e Silva (Foz do Iguaçu)
Tarquínio Santos (Foz do Iguaçu)
De acordo com anuncio feito pelo governador Ratinho Junior na segunda-feira, dia 26, o programa será implementado em 215 colégios estaduais de 117 municípios de todas as regiões do Estado, com investimento de cerca de R$ 80 milhões, direcionado a cerca de 129 mil alunos.
A nova modalidade de ensino funcionará com gestão compartilhada entre militares e civis em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto os militares serão responsáveis pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares.
Haverá um diretor-geral e um diretor-auxiliar civis, além de um diretor cívico-militar e de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola.
Fonte: Gerson Kaiser