106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Polícia Civil de Santa Helena alerta a comunidade após o relato de várias vítimas terem suas contas no whatsapp clonadas pelos criminosos. Os estelionatários estão clonando o WhatsApp de usuários para extorquir dinheiro de pessoas conhecidas das vítimas.
O número de vítimas do golpe de clonagem de WhatsApp ultrapassou três milhões de usuários no Brasil, somente em 2020. O método de ataque mais comum envolve enganar a vítima a fornecer o código de autenticação.
O cibercriminoso cadastra o número em um aparelho, mas o código é enviado por SMS para o celular da vítima, ao qual o golpista normalmente não tem acesso direto. Por isso, ele tenta entrar em contato com a vítima para fazer com que ela diga o código alegando algum motivo falso, normalmente ligado a segurança. Ao fornecer esse dado, o WhatsApp é bloqueado no celular da vítima e o cibercriminoso passa a ter controle da conta.
Outra prática crimonosa que tem sido registrada com frequência em Santa Helena e já divulgada pelo Costa Oeste News, trata-se do golpe do aluguel. O criminoso utiliza de um número com o DDD 45 e através de mansagem pede para que a vítima deposite o valor do aluguel.
Conforme o delegado Geraldo Evangelista, é importante que as pessoas denunciem todo e qualquer tipo de golpe à polícia, para que a ação dos criminosos possam ser investigadas e os autores presos.
Fonte: Rodrigo Cardoso