106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Medianeira contará com dois colégios cívico-militares a partir de 2021. A decisão foi através de uma consulta pública com a comunidade escolar nos dias 27, 28 e 29 de outubro.
As duas instituições que passarão para o novo modelo é o Colégio Estadual Naira Fellini, localizado no Jardim Irene e o Colégio Estadual Tancredo Neves no Parque Independência.
Segundo a diretoria no Colégio Naira Fellini a aprovação atingiu 91,8% de aceitação. A decisão contou com 366 votantes aptos, desses 336 votaram ‘sim’ e 28 para ‘não’ e 02 votaram nulo.
Já no Colégio Estadual Tancredo Neves o total de aptos a votar foi 672, desses 302 votaram ‘sim’ e 60 ‘não’, informou a diretoria. O número de votos nulos não foi divulgado pela instituição até o fechamento da matéria.
Segundo o Governo do Paraná, a nova modalidade de ensino funcionará com gestão compartilhada entre militares e civis em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto os militares serão responsáveis pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares. Haverá um diretor-geral e um diretor-auxiliar civis, além de um diretor cívico-militar e de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola.
O anúncio foi feito pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior na segunda-feira (26) no Palácio Iguaçu. O investimento direcionado a cerca de 129 mil alunos será de cerca de R$ 80 milhões. É o maior projeto do País nessa área.
Fonte: Tatyelle Schunemann