106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Em votação que ouviu a opinião da comunidade escolar durante três dias, foi aprovada a transformação do colégio estadual Nestor Victor dos Santos, de São Miguel do Iguaçu, em colégio cívico-militar.
Dos 802 aptos a votar, entre responsáveis e educadores, 463 compareceram na escola para votação e, destes, 435 foram favoráveis, 26 contrários e 2 votaram nulo.
De acordo com balanço da secretaria de Estado da Educação e do Esporte, até a quinta-feira, 29, a alteração foi aprovada em 115 escolas onde o quórum de votação foi alcançado. No total, o programa prevê a migração de escolas do sistema tradicional para o modelo cívico-militar em 217 unidades de 117 cidades diferentes do Paraná, com investimento de cerca de R$ 80 milhões, direcionado a aproximadamente 129 mil alunos.
A nova modalidade de ensino funcionará com gestão compartilhada entre militares e civis em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto os militares serão responsáveis pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares.
Um dos diferenciais do modelo cívico-militar é o aumento da carga horária curricular, com aulas extras de português, matemática e valores éticos e constitucionais.
Fonte: Gerson Kaiser com AEN