Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu adere ao Novembro Azul e se veste com as cores da campanha

Receberão iluminação especial o Centro Executivo, as calotas do Parque da Piracema, o Ecomuseu e o monumento da Unila.

  • 30/10/2020
  • Foto(s): Patrícia Iunovich/Itaipu Binacional
Itaipu adere ao Novembro Azul e se veste com as cores da campanha

Sai o rosa, entra o azul. A partir de domingo (1º), os prédios e monumentos de Itaipu vão ganhar as cores do Novembro Azul, campanha mundial de conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é a responsável pela segunda maior causa de morte de homens por câncer no Brasil.

A iluminação especial acontece na sequência de outra campanha que teve adesão de Itaipu, o Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama; no mês anterior, os prédios foram iluminados com as cores do Setembro Amarelo, movimento de prevenção ao suicídio.

Vão ganhar tons de azul em novembro o Centro Executivo da Vila A, as calotas do Parque da Piracema, Ecomuseu e o Portal do Conhecimento, monumento em referência à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), instalado próximo à barreira de controle da usina.

“A adesão à campanha de prevenção ao câncer de próstata, assim como em outras campanhas de interesse público, marca o compromisso da margem brasileira da binacional com a saúde e o bem-estar da nossa gente”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

Prevenção

Mais que simbolismo, Itaipu integra movimentos internacionais para chamar a atenção da população sobre problemas de saúde que podem ser prevenidos ou tratados com cuidados rotineiros. No caso do câncer de próstata (glândula do sistema reprodutor masculino), o diagnóstico precoce é essencial.

Por isso, recomenda-se que homens a partir dos 50 anos (ou 45, para quem tem algum fator de risco, como histórico familiar) procurem o urologista. As principais formas de detectar a doença são os exames de toque retal e de PSA (antígeno prostático específico). Com o diagnóstico precoce, os tratamentos são menos invasivos e as chances de cura, maiores.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a doença mata 42 pessoas diariamente no Brasil e outros 3 milhões de homens convivem com o problema. Para 2020, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INC), a estimativa é de 66 mil novos casos.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional