106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, vai integrar a comitiva do presidente Jair Bolsonaro na viagem a Renascença (PR), na tarde desta sexta-feira (6). A agenda inclui a inauguração da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Bedin, naquela região.
A comitiva é formada pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, vai recepcionar o grupo e participar da solenidade.
Jair Bolsonaro deve anunciar na cerimônia parcerias com o Estado, boa parte financiada pela margem brasileira da usina de Itaipu. Uma delas é um trecho de quase 47 quilômetros da Estrada Boiadeira, futura ligação do Paraná à rota bioceânica – que ligará o Atlântico ao Pacífico. O aporte de Itaipu será de R$ 228 milhões e prevê nove obras especiais, como pontes e viaduto. A obra deve ser concluída em dois anos e meio.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,7 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.
Fonte: Assessoria Itaipu Binacional