Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Diretor de Itaipu acompanha comitiva de Bolsonaro em inauguração de PCH, em Renascença (PR)

Visita presidencial será nesta sexta-feira (6) e terá também a presença de ministros e governador do Estado.

  • 05/11/2020
  • Foto(s): Marcelo Uliana/Itaipu Binacional
Diretor de Itaipu acompanha comitiva de Bolsonaro em inauguração de PCH, em Renascença (PR)

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, vai integrar a comitiva do presidente Jair Bolsonaro na viagem a Renascença (PR), na tarde desta sexta-feira (6). A agenda inclui a inauguração da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Bedin, naquela região.

A comitiva é formada pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.  O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, vai recepcionar o grupo e participar da solenidade.

Jair Bolsonaro deve anunciar na cerimônia parcerias com o Estado, boa parte financiada pela margem brasileira da usina de Itaipu. Uma delas é um trecho de quase 47 quilômetros da Estrada Boiadeira, futura ligação do Paraná à rota bioceânica – que ligará o Atlântico ao Pacífico. O aporte de Itaipu será de R$ 228 milhões e prevê nove obras especiais, como pontes e viaduto. A obra deve ser concluída em dois anos e meio.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,7 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional