Reconhecer, destacar e comemorar com os produtores que obtiveram durante o ano de 2015 uma média de IEP ?? Índice de Eficiência Produtiva próxima ou superior a 400 pontos levou a Diretoria Executiva da Lar Cooperativa a premiar um grupo 17 avicultores, integrantes projeto 400+ Avicultura e, outros 16 do grupo 500+ Suinocultura, em dois eventos distintos, dias 9 e 10 de maio respectivamente. O primeiro, já na sua segunda edição, foi realizado Unidade Industrial de Aves, UIA, Matelândia (PR).
Na UIA, o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, ao falar com os avicultores disse que a atividade é uma das que mais cresce no setor agropecuário ao ponto de já se afirmar que a "Lar deixa de ser uma Cooperativa de grãos, para ser pecuária, no Paraná". Elencou todo o processo produtivo da cadeia avícola desde a poedeira, produção de pintainhos, fábrica de rações, transporte, assistência técnica aos avicultores, abate e comercialização. O dirigente também manifestou preocupação com o alto preço do milho e até a possível falta do grão no mercado, o que comprometeria a produção de ração. Entretanto, tranquilizou: "a Lar está preparada", disse. E deixou uma recomendação: "vocês representam os 400+! Não parem por aí. Busquem o melhor e passem o conhecimento para os outros".
A Cobb, empresa americana que há 100 anos atua na produção genética de frango de corte esteve presente ao evento. O gerente de vendas, Cassiano Bevilaqua, em breve palestra disse que a atuação da Cobb na Lar apresenta resultados fantásticos. Exemplificou, segundo pesquisa interna da empresa em 120 países, que na linhagem Cobb, a Lar está em primeiro lugar no índice eclosão (percentual de nascimento de pintainhos por ovos fecundados) e no item conversão alimentar (quantidade de ração para produzir um quilo de frango, ou 1.66 kg de ração para transformar 1 kg de carne na média dos aviários da Cooperativa). As pesquisas da empresa americana focalizam no curto e longo prazo o trabalho em criar tecnologias que possam ofertar cada vez proteína animal, de alta qualidade e preço acessível, lembrando que em 2050 a população mundial deverá ser de aproximadamente 9 bilhões de pessoas. Na sequência, os avicultores tiveram uma aula técnica ministrada pelo médico veterinário José Luiz Januário que tratou o tema: "Ambiência e ventilação nos galpões ?? o que devemos nos preocupar?"
Os 400+
Na avicultora de corte, os critérios de avaliação dos melhores, ano 2015, teve como referencial a observação de quatro itens básicos: produção de seis lotes, GPD ?? Ganho do Peso Diário, Conversão Alimentar e Mortalidade.
O avicultor Angelo Antônio Grigio se destacou no item Ganho de Peso Diário. Grigio entregou aves com idade média de 46,8 dias e peso médio de 3,287 kg; Ulisses Lorenzatto obteve o melhor índice de Conversão Alimentar e Celso Antonio Steffler apresentou o menor índice de Mortalidade, média de 2% durante os 6 lotes entregues em 2015.
No final do evento todos os avicultores fizeram uma visita técnica as instalações da Unidade Industrial de Aves.
Os 500+
Os 16 melhores suinocultores também foram homenageados, tendo como referência o IEP, que envolve instalações, peso médio, idade, GPD, conversão de carcaça, custos, mortalidade entre outros. Os 500+, na classificação por cores, 18% já chegaram na cor azul, o que representa somar mais de 500 pontos de IEP; outros 63% estão na cor verde, ou seja, perto dos 500 pontos. No perfil dos melhores suinocultores, os técnicos da Lar demonstraram em gráficos que as instalações, em 100 % das granjas tem cobertura de telha e, 78% com piso de grelha. Quanto aos resultados, os suínos estão prontos para a abate com 102 dias, peso de 121 quilos, GPD de 955 gramas/por/dia, conversão de carcaça 3,17 kg, mortalidade de 2,02% e custo de produção ao quilo de R$ 3,17.
Também durante o encontro, os suinocultores e técnicos da Lar assistiram duas palestras: a primeira versou sobre o trabalho da empresa genética Topis Norsvin do Brasil, com apresentação diretor geral, André Costa. O segundo tema tratou de um panorama do "O mercado de grãos e a proteína animal", tema abordado pelo professor da USP Thiago Bernardino Carvalho.
No final do evento os participantes fizeram uma visita técnica as instalações do frigorífico Frimesa, em Medianeira (PR).
Fonte: Assessoria