Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Lar reconhece os melhores na avicultura e suinocultura

  • 12/05/2016
  • Foto(s): Assessoria
Lar reconhece os melhores na avicultura e suinocultura
Reconhecer, destacar e comemorar com os produtores que obtiveram durante o ano de 2015 uma média de IEP ?? Índice de Eficiência Produtiva próxima ou superior a 400 pontos levou a Diretoria Executiva da Lar Cooperativa a premiar um grupo 17 avicultores, integrantes projeto 400+ Avicultura e, outros 16 do grupo 500+ Suinocultura, em dois eventos distintos, dias 9 e 10 de maio respectivamente.  O primeiro, já na sua segunda edição, foi realizado Unidade Industrial de Aves, UIA, Matelândia (PR). 

Na UIA, o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, ao falar com os avicultores disse que a atividade é uma das que mais cresce no setor agropecuário ao ponto de já se afirmar que a "Lar deixa de ser uma Cooperativa de grãos, para ser pecuária, no Paraná". Elencou todo o processo produtivo da cadeia avícola desde a poedeira, produção de pintainhos, fábrica de rações, transporte, assistência técnica aos avicultores, abate e comercialização. O dirigente também manifestou preocupação com o alto preço do milho e até a possível falta do grão no mercado, o que comprometeria a produção de ração. Entretanto, tranquilizou: "a Lar está preparada", disse.  E deixou uma recomendação: "vocês representam os 400+! Não parem por aí. Busquem o melhor e passem o conhecimento para os outros".

A Cobb, empresa americana que há 100 anos atua na produção genética de frango de corte esteve presente ao evento. O gerente de vendas, Cassiano Bevilaqua, em breve palestra disse que a atuação da Cobb na Lar apresenta resultados fantásticos. Exemplificou, segundo pesquisa interna da empresa em 120 países, que na linhagem Cobb,  a Lar está em primeiro lugar no índice eclosão (percentual de nascimento de pintainhos por ovos fecundados) e no item conversão alimentar (quantidade de ração para produzir um quilo de frango, ou 1.66 kg de ração para transformar 1 kg de carne na média dos aviários da Cooperativa). As pesquisas da empresa americana focalizam no curto e longo prazo o trabalho em criar tecnologias que possam ofertar cada vez  proteína animal, de alta qualidade e preço acessível, lembrando que em 2050 a população mundial deverá ser de aproximadamente 9 bilhões de pessoas.  Na sequência, os avicultores tiveram uma aula técnica ministrada pelo médico veterinário José Luiz Januário que tratou o tema: "Ambiência e ventilação nos galpões ?? o que devemos nos preocupar?"

Os 400+
Na avicultora de corte, os critérios de avaliação dos melhores, ano 2015, teve como referencial a observação de quatro itens básicos: produção de seis lotes, GPD ?? Ganho do Peso Diário,  Conversão Alimentar e Mortalidade.
 O avicultor Angelo Antônio Grigio se destacou no item Ganho de Peso Diário. Grigio entregou  aves com idade média de 46,8 dias e peso médio de 3,287 kg;  Ulisses Lorenzatto obteve o melhor índice de Conversão Alimentar e Celso Antonio Steffler apresentou o menor índice de  Mortalidade, média de 2% durante os 6  lotes entregues em 2015.
No final do evento todos os avicultores fizeram uma visita técnica as instalações da Unidade Industrial de Aves.

Os 500+
Os 16 melhores suinocultores também foram homenageados, tendo como referência o IEP, que envolve instalações, peso médio, idade, GPD, conversão de carcaça, custos, mortalidade entre outros. Os 500+, na classificação por cores, 18% já chegaram na cor azul, o que representa somar mais de 500 pontos de IEP; outros 63% estão na cor verde, ou seja, perto dos 500 pontos. No perfil dos melhores suinocultores, os técnicos da Lar demonstraram em gráficos que as instalações, em 100 % das granjas tem cobertura de telha e, 78% com piso de grelha. Quanto aos resultados, os suínos estão prontos para a abate com 102 dias, peso de 121 quilos, GPD de 955 gramas/por/dia, conversão de carcaça 3,17 kg, mortalidade de 2,02% e custo de produção ao quilo de R$ 3,17.

Também durante o encontro, os suinocultores e técnicos da Lar assistiram duas palestras: a primeira versou sobre o trabalho da empresa genética Topis Norsvin do Brasil, com apresentação diretor geral, André Costa. O segundo tema tratou de um panorama do "O mercado de grãos e a proteína animal", tema abordado pelo professor da USP Thiago Bernardino Carvalho.

No final do evento os participantes fizeram uma visita técnica as instalações do frigorífico Frimesa, em Medianeira (PR). 

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557