106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Um incêndio ambiental foi registrado às margens da PR-495 na Linha São Bernardo, entre Medianeira e Missal. O Corpo de Bombeiros com apoio de outras equipes seguem trabalhando para controlar as chamas que atingem parte da vegetação.
No período da manhã os militares estiveram no local combatendo o fogo, porém na tarde com o aumento do calor e dos ventos houve o surgimento de novos focos que se tornaram incontroláveis.
Devido às proporções foi solicitado apoio de outras equipes, Polícia Civil que fez o mapeamento com drone, a Lar Cooperativa disponibilizou equipes de brigadistas e bombeiros civis e uma retroescavadeira, moradores de uma fazenda próxima também auxiliaram no combate.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros o fogo ainda continua se alastrando por dentro da mata, mas com risco reduzido de atingir residências e edificações próximas. Até o momento as equipes utilizaram aproximadamente 2 mil litros de águas para o abastecimento das bombas costais.
Hoje (26) equipes retornarão ao local para avaliar e realizar a inspeção.
A estiagem e alta temperatura contribuem para a formação de focos de incêndios. Por isso, é importante que a população evite queimadas no geral e o descarte irregular de cigarros ou materiais químicos.
Ao se deparar com um foco de incêndio de até 30cm de altura o cidadão pode auxiliar no controle. Pode apagá-lo com água ou mesmo com a utilização de abafadores feitos de galhos de árvores, mas se o fogo já está muito alto ou consumindo uma extensão muito grande de vegetação deve-se ligar para o telefone de EMERGÊNCIA do CORPO DE BOMBEIROS – (193) ou a DEFESA CIVIL – (199) e informar seu nome, telefone, onde é o incêndio, um ponto de referência, que tamanho está o incêndio, se tem vento, se há casas próximas ao incêndio e se há pessoas feridas ou em perigo.
Mas, lembre-se o melhor combate é a prevenção.
Fonte: Tatyelle Schunemann