106,5 FM
Rádio Costa Oeste
EXPEDIÇÃO COSTA OESTE -Nº32
Uma parceria que gerou raízes. O Expedição Costa Oeste visita uma propriedade que está conseguindo uma renda extra com o beneficiamento de mandioca.
Na comunidade do Assentamento Antonio Companheiro Tavares em São Miguel do Iguaçu, há muitos anos a produção de mandioca é fonte de renda importante. Mas, dois amigos descobriram que poderiam agregar valor com o beneficiamento da produção, explica Jair Costa Silva.
Para isso foi necessário à construção de uma agroindústria, na qual Paulo Rogélio Ribeiro é responsável. Ele comemora o inicio promissor.
Jair cuida da lavoura. Os quatro alqueires plantados proporcionam colheita média superior a 600 toneladas por ano. O único empecilho este ano foi à pandemia que reduziu a demanda, mas não chegou a causar grandes prejuízos.
A mandioca é arrancada em etapas e processada conforme a demanda, sendo comercializada para a merenda escolar e mercados da região. Para se tornar um produto para chegar até a mesa dos consumidores é preciso obedecer alguns procedimentos legais e sanitários, de acordo com Mestre tecnóloga em Alimentos, Karina de Carvalho.
Mas, para a ideia sair do papel e se consolidar na agroindústria foi necessário suporte técnico e projeto de incentivo a pequenos produtores para que eles ficassem na propriedade, destaca o zootecnista, José Luiz Bortoluzzi da Silva.
Proporcionando desta forma passos firmes na concretização de um sonho, que aos poucos se torna realidade gerando empregos e fonte de renda, comemora Jair.
Fonte: Alessandro Kunhaski