Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Fábrica de sonhos: neste sábado começa oficialmente o Natal de Luzes de Itaipu

Decoração temática e projeção mapeada inédita na Catedral Nossa senhora de Guadalupe compõem a magia da programação natalina preparada pela margem brasileira da usina.

  • 05/12/2020
  • Foto(s): Assessoria Itaipu Binacional
Fábrica de sonhos: neste sábado começa oficialmente o Natal de Luzes de Itaipu

Quando todas as etnias do mundo se encontram num lugar acolhedor, unido por três fronteiras - Brasil, Paraguai e Argentina -, que recebe todas as bênçãos da mãe natureza, Deus desenha o espetáculo pelas mãos do homem.

Um vídeo mapping projetado na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A de Itaipu, a partir das 20h deste sábado, 5, conta a história dos nossos povos, ao mesmo tempo que uma estrela guia leva o espectador aos pontos turísticos da fronteira, tudo mesclado à magia do Natal e à celebração cristã. O circuito de 600 metros no entorno da igreja estará aberto e poderá ser visitado pela população.

O espetáculo de luzes poderá ser visto na modalidade drive thru, sem causar aglomeração nas redondezas, em obediência aos decretos restritivos adotados pelos governos do Estado e do município para conter o avanço da pandemia de covid-19.

Antes da abertura do show de luzes, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, o prefeito em exercício, Nilton Bobato, e o padre Clodoaldo Frassetto, pároco da catedral, darão as boas-vindas ao público, numa transmissão online, às 20h, transmitida pelos canais do Facebook e do Youtube da Itaipu.

O ordenamento do fluxo, para dar tempo de assistir às apresentações, que duram em torno de 3 minutos e são reprisadas em diversas sessões, será feito com o apoio do Foztrans. A Itaipu pede a contribuição das pessoas para que tudo ocorra dentro dos protocolos de segurança sanitária.

“Muitas equipes estão trabalhando para deixar tudo lindo e acolhedor”, diz a gerente de Relações Públicas de Itaipu, Rebecca Montanheiro, coordenadora do evento. E complementa: “Começamos a trabalhar na proposta deste Natal há bastante tempo e fomos aprimorando o briefing, acompanhando os avanços do novo coronavírus. Esperamos que a população goste do resultado”.

A chefe da Assessoria de Comunicação Social e Turismo de Itaipu, jornalista Patrícia Iunovich, diz que a ideia foi ter um Natal sustentável e inovador.  “A proposta foi uma festa natalina que, sem perder o foco na magia, mostre a 

identidade cultural da fronteira e o respeito aos turistas que visitam a nossa região, homenageando todos os povos e religiões”.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu reforça o convite para que as pessoas assistam ao espetáculo. “É uma forma de agradecer o acolhimento da nossa gente, com uma celebração pela vida, e a nosso Jesus Cristo pelas nossas realizações em um ano tão difícil e singular.”

Padre Clodoaldo acredita que esse Natal na Catedral inicia um caminho sem volta também para o turismo religioso em Foz. “Estamos trabalhando fortemente nessa proposta”, diz. Para o ano que vem, Itaipu prepara um roteiro “memória da usina” e também um segundo, turístico, religioso e cultural, mas essencialmente inclusivo, com a maior parte de todas as representações e manifestações religiosas.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional