Doze detentos da delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu, que fazem parte do projeto ???Esperança???, coordenado pelo delegado Francisco Sampaio, começaram nesta segunda-feira (16) a pintura da Biblioteca Municipal. A parceria surgiu em momento propício, já que o prédio público está em condições precárias no que se refere à aparência.
Segundo a Secretária de Cultura, Catiuscia Miliolli Presa, a administração dispunha das tintas, mas necessitava de mão de obra. Sabendo do trabalho de ressocialização realizado com os presos, a idéia de dar cor à biblioteca foi amadurecida e agora se torna realidade.
O delegado Francisco, em entrevista, disse que é visível a diferença no comportamento dos encarcerados que trabalham no projeto, visto que eles têm redução na pena. A cada três dias de trabalho é diminuído um no tempo de reclusão.
Os detentos já realizaram a pintura no Lar dos Idosos, também em São Miguel do Iguaçu, além de executar outras atividades nas dependências da delegacia local, confeccionando fraldas geriátricas, que são distribuídas para a população, e recebendo cursos profissionalizantes. O objetivo principal, ainda de acordo com o delegado, é oportunizar uma profissão e chances de voltar à sociedade com outra visão de mundo, buscando uma melhor condição de vida para estas pessoas e suas famílias.
Jonatan Cristian de Melo, que está detido na delegacia local em fase de conclusão de inquérito, aprova a iniciativa do Doutor Francisco, ???é uma porta que se abre para sairmos deste destino cruel em que nos encontramos???, disse ele.
Fonte: Kelly Cristina