106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Complexo Hospital de Clínicas, vinculado à Universidade Federal do Paraná, participa da terceira fase de um novo estudo internacional de comprovação da eficácia de um medicamento que pode combater a covid-19. É o remédio antiviral Molnupiravir, que pode auxiliar no tratamento e bloqueio da transmissão do novo coronavírus em 24 horas.
Em Curitiba, o medicamento será testado em 300 pessoas que tenham diagnóstico positivo para a Covid-19, que estejam ou não internadas. Além da capital, outros quatro centros do Brasil participam dessa fase da pesquisa.
De acordo com a médica infectologista, Monica Gomes, responsável pela pesquisa no Hospital de Clínicas, o medicamento Molnupiravir pode atuar contra a Covid-19 de modo similar ao Tamiflu, que foi utilizado durante a pandemia do H1N1.
Segundo a infectologista, o medicamento tem a vantagem de ser administrado via oral, é de baixo custo e pode se tornar um grande aliado da vacina no combate à pandemia.
A médica infectologista destaca ainda que se a eficácia do Molnupiravir for comprovada, ele pode ser usado também para prevenção da Covid-19.
Segundo estudos preliminares sobre o Molnupiravir, não foram identificados grandes efeitos colaterais nos voluntários já testados com o medicamento.
Repórter Juliana Sartori da AERP:
Fonte: AERP