106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta semana o resultado do primeiro LIRA (Índice de Levantamento Rápido de Foco do mosquito Aedes Aegypt).
O resultado foi de 2,7. Isso quer dizer que, em cada 100 imóveis visitados, 2,7, quase 3, foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti. Nesse primeiro LIRA, foram vistoriadas 1.146 (mil cento e quarenta e seis) imóveis na área urbana do município durante a segunda semana de janeiro.
O Departamento da Vigilância Sanitária informou que o ano epidemiológico iniciou em 01/08/2020. Desde então, os números do casos da doença da dengue no município é:
Casos Notificados - 29
Casos Negativos - 20
Casos Positivos - 6
Aguardando Resultado - 3
Após o resultado do LIRA ser considerado relativamente alto, a equipe epidemiológica iniciou com urgência um levantamento de índice e tratamento focal com eliminação mecânica, além de orientação em 100%dos imóveis das comunidades rurais.
As mesmas medidas de tratamento focal, eliminação mecânica e orientação, estão sendo aplicadas na área urbana, seguindo uma ordem por bairros mais infestados, ou seja, com maior índice de infestação do mosquito transmissor Aedes Aegypti.
Confira o ranking dos 12 bairros que aparecem no LIRA com maior número de focos.
1° Vila Hermínia
2° Sete Quedas
3° Vila Malvinas
4° Jardim Citypar
5° Jardim Guaíra
6° Vila Alta
7° Centro
8° Parque Hortência
9° São Domingos
10° Jardim Zeballos
11° Vila Rica
12°Antigo Loteamento Guaíra
Relembrando que o Mosquito Aedes Aegypt é o transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunha e Zica. O clima de muita chuva e sol são propícios para a proliferação do mosquito, uma vez que as gramas crescem rapidamente nesse período. Manter seu quintal limpo, livre de água paradas são os primeiros cuidados essenciais para que Guaíra não entre em epidemia da doença. Todos devem fazer sua parte. Dengue é um problema de todos.
Fonte: Assessoria Guaíra