Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu amplia divulgação internacional de ações de sustentabilidade

Diversas iniciativas compartilham informações e boas práticas da Itaipu, mostrando as relações entre a geração de energia hidrelétrica e o desenvolvimento sustentável.

  • 28/01/2021
  • Foto(s): Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
  • Região
Itaipu amplia divulgação internacional de ações de sustentabilidade

As ações ambientais e sociais da Itaipu têm recebido atenção internacional, ampliando o reconhecimento à liderança na empresa na promoção da hidroeletricidade sustentável. São diversas as iniciativas que compartilham informações sobre as boas práticas da binacional, desde os cuidados com a água e a operação da usina, até as ações desenvolvidas com inúmeros parceiros na área de influência do reservatório.

Uma dessas iniciativas é a publicação de estudo de caso pela organização The Resilience Shift, instituição que tem como objetivo apresentar histórias de sucesso de infraestruturas críticas (em energia, transporte, saneamento e comunicações) na adoção de medidas para se tornarem mais resilientes.

No caso da Itaipu, a publicação destaca os benefícios dos serviços ecossistêmicos (serviços que a natureza nos oferece “de graça”), como se observa em relação às áreas protegidas da Itaipu, que contribuem para a segurança hídrica, a infiltração e ciclagem da água no solo, amenizam o clima, protegem o reservatório do assoreamento, dão suporte à vida selvagem e a atividades agropecuárias no entorno, entre outras.

Em entrevista que acompanha a publicação, o superintendente de Meio Ambiente, Ariel Scheffer da Silva, destacou que, desde o início do projeto, Itaipu mantém investimentos na formação de um cinturão verde ao redor de seu reservatório, e na conservação ambiental, restaurando os serviços ecossistêmicos que beneficiam a usina e a região. O estudo também conta com depoimento do gerente da Divisão de Ação Ambiental da Margem Direita, Jimmy Melgarejo.

Crédito das Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

Divulgação

Outra iniciativa que ganhou destaque internacional é o curso virtual de Gestão da Sustentabilidade Territorial, promovido pela Escola Internacional de Sustentabilidade (EIS), com sede no Parque Tecnológico Itaipu. O curso é baseado na experiência de gestão territorial da empresa, que tem como unidade de planejamento as microbacias hidrográficas e visa à recuperação de passivos ambientais e sociais, em parceria com os atores locais.

A versão em inglês do curso está disponível na página das Nações Unidas destinada a divulgar a Rede de Soluções sustentáveis em Água e Energia, parceria da Itaipu com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (Undesa).

Apesar das limitações impostas pela pandemia de covid-19, a parceria Itaipu-Undesa não deixou de realizar seu plano de trabalho, tendo ampliado sua rede de parceiros, promovido seminários virtuais de capacitação regional, dirigidos à América Latina, Ásia e África, e lançado a Plataforma de Conhecimento da Rede, como resposta para uma recuperação sustentável e resiliente da covid-19.

O ano contou ainda com a publicação de um scoping paper (uma espécie de catálogo com o resumo de boas práticas desenvolvidas ao redor do mundo e que podem servir como inspiração para abordar serviços críticos – como é o caso da energia – durante a crise da covid-19). A Itaipu aparece entre os casos selecionados, sob o título: Gerando hidroeletricidade por meio da gestão sustentável dos recursos naturais.

As atividades da parceria Itaipu-Undesa em 2020 culminaram na publicação de 17 estudos de caso em português e espanhol sobre as ações da binacional em apoio à Agenda 2030 no Brasil e no Paraguai (que já haviam sido lançadas em inglês na COP 25, no ano anterior).

Pioneirismo

Ainda sobre a Agenda 2030, o ano de 2020 contou com a realização de um projeto inovador em nível mundial, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), de criação de indicadores municipais e de capacitação da população em geral para o desenvolvimento territorial, com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O projeto construiu diversas agendas e relatórios de forma participativa, baseados em evidências coletadas por meio da elaboração de um diagnóstico da situação social, ambiental e econômica da região, e do levantamento das principais políticas públicas e protocolos convergentes no território, e que contemplam os três pilares do desenvolvimento sustentável.

A parceria teve como resultados: a Plataforma ODS, que monitora dados e planos de ação; agendas de atuação conjunta, que identificaram os maiores desafios de acordo com os 5Ps dos ODS (Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias); Relatório de Microssimulações, que fez uma projeção para 3 cenários (atual, com aumento de produtividade e redução de desigualdades), contribuindo para inclusive para direcionar investimentos da Itaipu; capacitações, cursos de formação e webinars; e os Relatórios de Avaliação Rápida (RIAs), que avaliam o alinhamento dos Planos Municipais (PPA) com as metas do ODS.

Fonte: Assessoria/Itaipu Binacional