106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Expedição Costa Oeste visita uma propriedade diversificada: tem soja, turismo e produção de vinhos. Há 23 anos, Loacir Dembogurski, aproveitou a destilaria do pai, que era utilizada para produzir cachaça e iniciou a produção de vinhos.
Estamos na pequena e acolhedora cidade de Serranópolis do Iguaçu, de pouco mais de quatro mil habitantes, no Oeste do Paraná. Nossa parada é na Comunidade Linha Bellon, na divisa com o Parque Nacional do Iguaçu. Local muito visitado principalmente por ciclistas que aproveitam o trecho conhecido como Trilha da Onça.
A agricultura segue como um dos pilares. As lavouras de soja estão bonitas e prometem uma safra muito boa. Porém, com o crescimento da produção de vinhos, a intenção é criar novas variedades da bebida. Com o turismo rural em ascensão na região, Loacir também quer proporcionar uma experiência gastronômica para os turistas.
O crescimento do turismo está se consolidado graças à ideia do casal de ciclistas Mauri e Katia Zardim. Agora a trilha está ganhando até QR Code, onde os visitantes poderão fazer check-in no local, deixar suas opiniões e sugestões, tudo online.
Depois da morte dos pais, o filho Loacir preservou o velho casarão, onde eles moravam, deixando vivas muitas recordações. A produção de vinhos e os eventos gastronômicos, ainda não são grandes, mas o sonho é ambicioso.
Fonte: Costa Oeste News