106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Em comemoração ao Dia Mundial do Rádio, o tradicional Jornal Mensageiro de Medianeira publicou uma matéria referente a migração da Rádio Independência do AM 1020 para 92,7 FM. A edição do jornal impresso é 2148. Confira a baixo:
Mudança de Rádio AM para Rádio FM
O Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de Fevereiro em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Nesta reportagem, conheça um pouco da importância do meio de comunicação aos brasileiros e a migração de AM para FM.
O rádio permitiu que os brasileiros tivessem acesso ao que se produzia no País e, ao mesmo tempo, tornou possível mostrar ao mundo o que se produzia internamente em termos musicais e literários. Foi o principal meio de comunicação para os brasileiros até a década de 1950 com a chegada de aparelhos de televisão. Décadas passaram, muitas novidades e tecnologias melhoraram a qualidade nas transmissões. E recentemente, a novidade que mais causou impacto foi a assinatura do Decreto 8.139 no dia 07 de novembro de 2013, que permitia a migração das emissoras de rádio que operam na faixa AM para a faixa FM.
A primeira emissora a fazer essa mudança foi a Rádio Progresso de Juazeiro do Norte (CE), no dia 18 de março de 2016; contando com a participação do então Ministro das Comunicações, André Figueiredo. Até o final do ano passado, mais de duas mil rádios fizeram a mudança em todo o Brasil; e uma delas foi a Rádio Independência AM 1.020 de Medianeira, passando para 92,7 FM no dia 18 de dezembro – fazendo parte da Rede Costa Oeste de Comunicação.
Mas até confirmar essa mudança na rádio em Medianeira, o caminho foi longo, conforme afirmou o sócio-proprietário Moacir Hanzen. “Por muitos anos esperamos o rádio digital quando ainda estávamos na AM, mas a tecnologia não veio para a Amplitude Modulada, de certa forma foi ingrata. E como somos faixa de fronteira com o Paraguai e Argentina, tivemos muitas dificuldades em conseguir canais liberados para FM num primeiro momento. Isso requereu um estudo da Anatel e do Ministério das Comunicações e, finalmente no ano passado, a mudança aconteceu”, disse Moacir.
O empresário ainda confirma que será uma nova fase para a Rádio Independência e a importância dessa migração. “Não mudaremos muito porque a Rádio Independência já é um sucesso com seu estilo de comunicar com os medianeirenses e região nestes 43 anos; com qualidade sonora bem melhor. As tecnologias chegaram, pois você pode ouvir o rádio em qualquer lugar do mundo pelo aplicativo ou internet. Outra novidade é que estamos lançando o Rede Costa Oeste 360 graus, onde além das rádios, aplicativo e portal, teremos outras 17-20 formas de comunicação que os ouvintes podem escolher; e os anunciantes também podem escolher como querem se comunicar com os seus clientes”, concluiu.