Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Operação Verão: Número de afogamentos reduz nas prainhas da Costa Oeste do Paraná

De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros de Medianeira, Capitão Theodoro o fechamento de algumas praias e balneários devido à Covid-19 e a atenção voltada à prevenção fez reduzir os acidentes.

  • 15/02/2021
  • Foto(s): SSP PR
  • Região
Operação Verão: Número de afogamentos reduz nas prainhas da Costa Oeste do Paraná

O número de afogamentos nas prainhas da Costa Oeste teve redução em 2020. Como forma de prevenção, o Corpo de Bombeiros tem atuado durante a Operação Verão Consciente desde dezembro. São 20 guarda-vidas militares e dois civis nas praias permitidas para banho em Itaipulândia, Missal e Santa Helena. Os balneários de Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu estão fechados para visitação devido à pandemia da Covid-19. Já em Santa Terezinha de Itaipu, o local está fechado em razão de obras de revitalização.

De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros de Medianeira, Capitão Jonatas Barrionuevo Theodoro, o fechamento de algumas praias e balneários devido à Covid-19 e a atenção voltada à prevenção fez reduzir o número de acidentes.

Segundo o último informativo divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná, no período de 19 de dezembro a 01 de fevereiro foram registrados oito afogamentos, destes uma pessoa acabou perdendo a vida.

Foram feitos 6.664 atendimentos, dentre eles 1.758 advertências e 4.883 orientações e a localização de uma criança perdida. Já na área urbana foram 744 atendimentos (315 acidentes de trânsito, 282 atendimentos pré-hospitalares, 21 comunitários, 57 de busca e salvamento na mata e 67 incêndios).

O Capitão Theodoro comentou que no ano de 2020 foram registradas 5.597 afogamentos no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático. Com isso o Corpo de Bombeiros sempre busca trabalhar com a prevenção ativa e passiva com placas de identificações e instruções.

Segundo o Capitão, é essencial a atenção dos pais e responsáveis por crianças nas áreas de banho, sempre procurar um local seguro. Optar por clubes com a presença de guarda-vidas e evitar ingerir bebida alcoólica nesses locais. 

Como socorrer alguém em perigo 

As dicas do Capitão Theodoro são: a primeira coisa é jogar um objeto flutuante. Exemplo: caixa térmica, garrafa pet, boia, bola de futebol ou qualquer objeto que a pessoa possa se agarrar e dessa forma tentar tirar a pessoa da água em segurança. 

Imediatamente ligue para o 193 para a equipe do Corpo de Bombeiros realizar o salvamento e manobras adequadas.


Fonte: Tatyelle Schunemann/Costa Oeste News