106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O número de afogamentos nas prainhas da Costa Oeste teve redução em 2020. Como forma de prevenção, o Corpo de Bombeiros tem atuado durante a Operação Verão Consciente desde dezembro. São 20 guarda-vidas militares e dois civis nas praias permitidas para banho em Itaipulândia, Missal e Santa Helena. Os balneários de Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu estão fechados para visitação devido à pandemia da Covid-19. Já em Santa Terezinha de Itaipu, o local está fechado em razão de obras de revitalização.
De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros de Medianeira, Capitão Jonatas Barrionuevo Theodoro, o fechamento de algumas praias e balneários devido à Covid-19 e a atenção voltada à prevenção fez reduzir o número de acidentes.
Segundo o último informativo divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná, no período de 19 de dezembro a 01 de fevereiro foram registrados oito afogamentos, destes uma pessoa acabou perdendo a vida.
Foram feitos 6.664 atendimentos, dentre eles 1.758 advertências e 4.883 orientações e a localização de uma criança perdida. Já na área urbana foram 744 atendimentos (315 acidentes de trânsito, 282 atendimentos pré-hospitalares, 21 comunitários, 57 de busca e salvamento na mata e 67 incêndios).
O Capitão Theodoro comentou que no ano de 2020 foram registradas 5.597 afogamentos no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático. Com isso o Corpo de Bombeiros sempre busca trabalhar com a prevenção ativa e passiva com placas de identificações e instruções.
Segundo o Capitão, é essencial a atenção dos pais e responsáveis por crianças nas áreas de banho, sempre procurar um local seguro. Optar por clubes com a presença de guarda-vidas e evitar ingerir bebida alcoólica nesses locais.
Como socorrer alguém em perigo
As dicas do Capitão Theodoro são: a primeira coisa é jogar um objeto flutuante. Exemplo: caixa térmica, garrafa pet, boia, bola de futebol ou qualquer objeto que a pessoa possa se agarrar e dessa forma tentar tirar a pessoa da água em segurança.
Imediatamente ligue para o 193 para a equipe do Corpo de Bombeiros realizar o salvamento e manobras adequadas.
Fonte: Tatyelle Schunemann/Costa Oeste News