106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Uma comitiva formada por representantes da Administração Municipal e da AMAR (Associação dos Agentes de Meio Ambiente e Materiais Recicláveis de São Miguel do Iguaçu), realizou no último dia 17 de fevereiro uma visita a ACARESTI - Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu.
Estiveram no município vizinho, os secretários municipais de Meio Ambiente Márcio Rogério Zanoni, e de Planejamento Gunar Henrique Guedes; o diretor de Meio Ambiente, João Everaldo; a coordenadora Angélica Kaminski; a Oficial Administrativo Katiane Silva; a vice-presidente da AMAR, Irma e a associada Larissa, que foram recebidos pelo chefe de divisão de Coleta Seletiva de Santa Terezinha, Darlei Sauer de Souza.
O objetivo da visita foi conhecer o espaço e o funcionamento da ACARESTI, considerada um modelo de sucesso na área da reciclagem, tendo em vista que o Executivo Municipal tem planos de reestruturar a AMAR e implantar melhorias no processo de reciclagem em São Miguel do Iguaçu.
Para o sucesso da associação de agentes de meio ambiente é necessário um conjunto de ações públicas e privadas. Além da estrutura física adequada, é fundamental o contínuo apoio organizacional e administrativo, o apoio de toda a população na separação dos resíduos, o apoio de grandes geradores de resíduos, de instituições educacionais e de outras instituições públicas e privadas.
Criada em 2004, a ACARESTI conquistou sua sede própria no ano de 2006, na época os associados recebiam o apoio da prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu através de dois funcionários. Em 2011, o barracão recebeu uma ampliação, através da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA.
Porém, apesar de possuir sua sede própria, somente após o apoio administrativo contínuo e a implantação do Programa de Coleta Seletiva em Santa Terezinha de Itaipu, no ano de 2014, foi que a ACARESTI começou a alavancar seus negócios até se tornar um modelo no Estado do Paraná. Através das ações do Programa de Coleta Seletiva a população se conscientizou e os caminhões começaram a fazer a coleta (antes os catadores usavam carrinhos para a coleta nas residências), com isso ocorreu um significativo aumento na quantidade e qualidade do material coletado.
Atualmente a ACARESTI possui cerca de 40 associados e a coleta ultrapassa 100 toneladas por mês, chegando a reciclar 85% dos resíduos gerados.