Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Representantes da Administração Municipal e AMAR visitam instalações da ACARESTI

Atualmente a ACARESTI possui cerca de 40 associados e a coleta ultrapassa 100 toneladas por mês, chegando a reciclar 85% dos resíduos gerados.

  • 22/02/2021
  • Foto(s): Assessoria São Miguel do Iguaçu
  • Região
Representantes da Administração Municipal e AMAR visitam instalações da ACARESTI

Uma comitiva formada por representantes da Administração Municipal e da AMAR (Associação dos Agentes de Meio Ambiente e Materiais Recicláveis de São Miguel do Iguaçu), realizou no último dia 17 de fevereiro uma visita a ACARESTI - Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu. 

Estiveram no município vizinho, os secretários municipais de Meio Ambiente Márcio Rogério Zanoni, e de Planejamento Gunar Henrique Guedes; o diretor de Meio Ambiente, João Everaldo; a coordenadora Angélica Kaminski; a Oficial Administrativo Katiane Silva; a vice-presidente da AMAR, Irma e a associada Larissa, que foram recebidos pelo chefe de divisão de Coleta Seletiva de Santa Terezinha, Darlei Sauer de Souza.

O objetivo da visita foi conhecer o espaço e o funcionamento da ACARESTI, considerada um modelo de sucesso na área da reciclagem, tendo em vista que o Executivo Municipal tem planos de reestruturar a AMAR e implantar melhorias no processo de reciclagem em São Miguel do Iguaçu. 

Para o sucesso da associação de agentes de meio ambiente é necessário um conjunto de ações públicas e privadas. Além da estrutura física adequada, é fundamental o contínuo apoio organizacional e administrativo, o apoio de toda a população na separação dos resíduos, o apoio de grandes geradores de resíduos, de instituições educacionais e de outras instituições públicas e privadas.

Criada em 2004, a ACARESTI conquistou sua sede própria no ano de 2006, na época os associados recebiam o apoio da prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu através de dois funcionários. Em 2011, o barracão recebeu uma ampliação, através da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA. 

Porém, apesar de possuir sua sede própria, somente após o apoio administrativo contínuo e a implantação do Programa de Coleta Seletiva em Santa Terezinha de Itaipu, no ano de 2014, foi que a ACARESTI começou a alavancar seus negócios até se tornar um modelo no Estado do Paraná. Através das ações do Programa de Coleta Seletiva a população se conscientizou e os caminhões começaram a fazer a coleta (antes os catadores usavam carrinhos para a coleta nas residências), com isso ocorreu um significativo aumento na quantidade e qualidade do material coletado. 

Atualmente a ACARESTI possui cerca de 40 associados e a coleta ultrapassa 100 toneladas por mês, chegando a reciclar 85% dos resíduos gerados.



Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu