106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A colheita nas lavouras de soja já iniciou em Guaíra. Os grãos começaram a ser colhidos neste final de semana (20 e 21) e a expectativa é positiva.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Copagril, Bruno Vanin, o recorte das primeiras áreas colhidas são de 150 sacas. Segundo Vanin, a chuva e nebulosidade no mês de janeiro contribuíram para o desenvolvimento de doenças e abortamento da vagem. Mas, mesmo assim os grãos vieram com boa qualidade.
De acordo com a avaliação da equipe técnica da Copagril, a Safra 20/21 teve desafios na implantação (regularmente realizada em setembro), mas nesta edição, em decorrência das precipitações (chuvas) irregulares, a grande parte das lavouras foi semeada a partir da segunda quinzena de outubro de 2020.
Com a implantação concluída, o clima favoreceu e os produtores da área da Copagril executaram o manejo adequado da cultura. Houve um período de chuva mais intenso em janeiro, inclusive com dias nublados, o que alterou o desenvolvimento regular das plantas, com tudo, sem grandes mudanças na maior parte das lavouras.
Agora os produtores iniciam o manejo de fim de ciclo e se preparam para uma colheita mais concentrada, entre 10 a 15 dias de trabalho.
Fonte: Costa Oeste News