106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Prefeitos, secretários e equipes técnicas das gestões municipais se reuniram ontem (23), na sede do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, para conhecer detalhes sobre o convênio dos kits asfálticos, firmado em 2018 entre Itaipu Binacional e Conselho dos Lindeiros. Atualmente, a operacionalização dos equipamentos é feita pelo Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná - Cindepar.
Pelo convênio firmado com a Itaipu Binacional, os equipamentos só serão definitivamente do Conselho dos Lindeiros após concluírem os 83 km lineares ou 500 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica nas áreas rurais, onde já há calçamento, ou sobre brita graduada. São dois kits e a contrapartida foi a execução do asfaltamento em 36 meses. Esta iniciativa atende 13 municípios.
Quatro caminhões equipados, dois rolos compactadores e duas mini carregadeiras estão entre os maquinários que compõe dois kits asfálticos. O investimento é de 4 milhões de reais.
Com o prazo para ser executado até maio de 2021, o convênio deve sofrer um aditamento de prazo, segundo o presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden – Mano.
O gestor de convênio da Itaipu Binacional, Edino Jonas Schmidt Krug, destaca que até agora foram executados 287 mil metros quadrados do total em asfaltamento TST, e o prazo adicional deve servir para cumprir com o estipulado.
A presidente do Cindepar, prefeita de Astorga, Suzie Aparecida Pucillo Zanatta, destaca a parceria do Consórcio com os municípios lindeiros na operacionalização dos equipamentos.
Fonte: Assessoria Lindeiros