106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Chega ao fim neste domingo, 28 de fevereiro de 2021, a restrição da pesca profissional e amadora nos lagos e rios do Estado do Paraná. A piracema teve início em 1º de novembro de 2020 e num período de quatro meses, não puderam ser capturadas espécies de peixes nativos do Estado, como bagre, dourado, jaú, pintado e lambari. É durante esse período que a maioria delas se reproduz.
Fiscais do IAT e da Polícia Ambiental reforçaram as ações de fiscalização em todo o Estado, porém, neste período de piracema, pescadores amadores e profissionais foram flagrados em atividade de pesca nos lagos e rios.
Aos infratores foram aplicadas as penalidades e sanções previstas em Lei. Em entrevista ao Costa Oeste News, o chefe regional do Instituto Água e Terra - IAT, Taciano Maranhão, informa que houve uma série de problemas, principalmente relacionadas a questões ambientais. Um dos problemas considerado grave, foi a baixa do nível de água nos lagos e rios o que interferiu na reprodução dos peixes.
Maranhão ressalta que o IAT está trabalhando uma nova proposta com a possibilidade da antecipação do período da piracema a partir de 2021. Ou seja, o período de restrição deverá ter início no dia primeiro de outubro encerrando no dia primeiro de fevereiro de 2022. A mudança se dará em virtude da reprodução mais cedo dos peixes nativos.
Fonte: Rodrigo Cardoso