106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Depois do excesso de chuva no mês de janeiro e que trouxe alguma preocupação aos agricultores com relação a cultura da soja, o tempo melhorou, a lavoura apresentou um bom desempenho e agora, as máquinas estão no campo realizando a colheita e logo atrás, já estão as plantadeiras para início do plantio do milho.
Em Medianeira, a área plantada na safra de verão alcançou aproximadamente 15 mil hectares.
Com preço bom provocado pela alta do dólar e a procura internacional, o agricultor torce pela produtividade alcançar bons números.
O agricultor Jair Berta está na fase de colheita de suas lavouras. A equipe tem trabalho inclusive a noite para aproveitar o clima bom e já efetua o plantio do milho. Berta destaca a produtividade, que não é igual em todas as áreas que plantou. Isso depende também, segundo ele, da variedade que foi plantada, que pode ter maior ou menor grau de resistências as intempéries:
Ainda de acordo com o agricultor, a produtividade tem sido na média de 120 a 150 sacas por alqueire. Mas em Medianeira, também ocorreram perdas. Em algumas áreas, verificou-se a necessidade do acionamento do seguro para cobrir o prejuízo. O forte da colheita deve ocorrer agora na primeira semana de março, de acordo com os técnicos.
Para a Engenheira Agrônoma, Lúcia Arcoverde, que trabalha em empresa de planejamento na área, o ciclo 2020/2021 realmente apresentou algumas dificuldades maiores que a safra anterior, especialmente com a seca no início do período do plantio e passando também pelo excesso de chuva no mês de janeiro, fazendo com que a produtividade não alcance o mesmo da safra anterior:
Fonte: Costa Oeste News