106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na manhã desta sexta-feira (26), devido ao aumento significativo de novos casos de Covid-19 e o colapso do sistema de saúde, o Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr., realizou uma coletiva de imprensa para apresentar o novo Decreto Estadual nº 6983/2021, que traz novas restrições para o Estado. Diante disso, o Comitê Gestor Local de Combate ao Coronavírus, realizou uma reunião extraordinária, nesta tarde, a fim de deliberar como seria o cumprimento do Decreto, aqui em Guaíra.
Após a reunião, o Município de Guaíra, por intermédio da Procuradoria Jurídica, publicou o Decreto Municipal nº 157/2021, que terá validade entre às 00:00 horas do dia 27 de fevereiro até às 05:00 horas do dia 08 de março de 2021, para ratificar a aplicação das medidas constantes no Decreto Estadual, em Guaíra.
A partir de amanhã (27/02), está suspenso o funcionamento dos serviços e atividades não essenciais. Ainda, fica proibida a circulação em espaços e vias públicas, das 20:00 horas às 05:00 horas da manhã. No mesmo horário também é proibido a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo, sendo permitidos os serviços de entrega e retiradas no balcão.
As aulas presenciais em escolas estaduais públicas e privadas, estão proibidas. Ainda, estão suspensas as cirurgias eletivas por 30 dias para unidades públicas e privadas. As Igrejas, de acordo com a Resolução nº 221/2021 da Secretaria de Saúde do Estado, podem continuar funcionando, desde que seja respeitada a capacidade de 15% de entrada e saída de pessoas, sendo recomendado para que as reuniões aconteçam de forma on-line ou individual.
O objetivo desta ação é assegurar o estoque de medicamentos anestésicos, oxigênios, e demais insumos hospitalares que possam suportar a grande demanda que o sistema de saúde vem recebendo diariamente. Além disso, visa reduzir a grande demanda de leitos de enfermaria, e principalmente, leitos de UTI no Paraná, considerando que, atualmente, o Estado encontra-se sem novas vagas de leitos em suas regionais.
Abaixo você pode conferir os serviços que poderão ou não continuar em seu horário comercial de funcionamento.
Fonte: Assessoria Guaíra