106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A mulher que protege nossas famílias, nosso patrimônio, nossa vidas, sem hora e nem certeza de que vai voltar para sua casa, acumulando papel de mãe, esposa e profissional seria mesmo o sexo frágil? Na Polícia Militar do Paraná há 44 anos, as mulheres militares estaduais lutam lado a lado com os homens da sua categoria e ocupam postos e graduações de soldado a coronel, nas mais diversas regiões do estado.
Hoje elas compõem quadros operacionais, na área da saúde, em batalhões de área, unidades especializadas e serviço administrativo. Especialmente na 4ª Companhia de Polícia Militar com sede em Santa Helena, pertencente a área do 19º Batalhão de Polícia Militar de Toledo, onde os municípios de Diamante do Oeste e São José das Palmeiras integram esta Companhia Militar, quatro policiais femininas se destacam em atividades consideradas masculinas devido à exigência de grande esforço físico, no serviço operacional (nas ruas).
As policiais Sd Fockink e Sd Thays de Santa Helena, Sd Z. Camargo e a Cb Angelina de Diamante do Oeste e a Sd Daniela (BPEC), são exemplos de grandes guerreiras que integram a gloriosa Polícia Militar do Estado do Paraná – PMPR.
Em 2021 nos dois primeiros meses do ano, elas tiveram importante participação em ações no que tange a apreensões de entorpecentes (tráfico de drogas) e prisões. Em fevereiro por exemplo, durante patrulhamento na divisa dos municípios de Santa Helena e Diamante do Oeste, a equipe composta pela Cb Angelina realizou a apreensão de aproximadamente 1.5 toneladas de maconha. Neste dia, a Sd Fockink também estava de serviço, mas no Copom.
Outra ação que contou com a participação das Sd Fockink e Sd Thays, foi a ocorrência que culminou na prisão de um rapaz suspeito de cometer diversos furtos em Santa Helena, ação registrada no último dia 25 de fevereiro.
Nesta data, a equipe foi acionada por diversas vítimas, relatando que o rapaz adentrou várias residências e subtraiu diversos pertences. Após patrulhamento, as policiais lograram êxito em localizar o rapaz de posse de uma bicicleta, também produto de furto, nas proximidades do balneário.
Ao ser dado voz de abordagem o rapaz não acatou, vindo ele sofrer queda da bicicleta, sendo necessário que as duas policiais utilizam-se de força moderada para contê-lo e efetuarem a prisão. Autor este que permanece até hoje preso.
Ações como essas são enfrentadas no dia a dia pelas policiais femininas que assumiram o compromisso de servir e proteger.
Motivo de orgulho e admiração, elas recebem o carinho da população, principalmente das crianças, que veem nessas guerreiras o incentivo para tornar os seus sonhos realidade.
Sabemos que o dia 8 de março é considerado o Dia Internacional da Mulher. Muito além dessa data, o mês de março é considerado um mês de luta pelos direitos das mulheres.
À todas elas, a nossa eterna gratidão. Uma homenagem da Rádio Costa Oeste FM 93,3 Terra das Águas.
Fonte: Rodrigo Cardoso