106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na noite de segunda-feira (01), a Câmara de Vereadores de Santa Helena realizou a 4ª Sessão Ordinária de 2021. Em pauta foram discutidos e votados 12 indicações e dois projetos de leis.
Dentre as indicações apresentadas pelos vereadores, está a de Nº 51 de autoria das vereadoras Fabricia Bedendo, Tânia Osório, Sandra Soethe e Solange Ribeiro, as quais solicitam ao prefeito que estude a possibilidade de Instituir o Programa Municipal de Enfrentamento a Violência Doméstica, tendo como finalidade, prevenir, reprimir e erradicar a violência doméstica e familiar contra a mulher, visando a preservar sua integridade física, psíquica, sexual, moral e patrimonial, bem como a conscientização do ofensor, com a consequente transformação de realidade social das famílias envolvidas.
Em sua fala na tribuna, a presidente do Legislativo, vereadora Fabricia Bedendo, apresentou em rápida oportunidade alguns números relacionados aos atendimentos feitos à mulheres vítimas de violência em Santa Helena.
Segundo dados repassados pela Secretaria de Assistência Social, houve um aumento de 70% nos atendimentos se comparado aos dois primeiros meses dos anos de 2020 e 2021. No ano passado, foram atendidas cerca de 62 famílias e neste ano, apenas nos dois primeiros meses, já foram atendidas aproximadamente 150 famílias. O período de pandemia tem contribuído para o aumento considerável nestes números.
Para Fabricia Bedendo, é preciso unir forças para que haja um maior acompanhamento às mulheres vítimas de violência domésticas, sexual, ou qualquer outro tipo de violência.
Vereadora Fabricia Bedendo...
Em Santa Helena, o atendimento às mulheres vítimas de violência é feito num primeiro momento pela Polícia Civil, Polícia Militar, acompanhadas pelo Creas e Assistência Social.
No Brasil, denúncias podem ser feitas através do Disque Denúncia 180 e em Santa Helena, o Município disponibiliza o telefone (45) 3268-8279.
Fonte: Rodrigo Cardoso