106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Fundação Oswaldo Cruz divulgou nesta semana um boletim que aponta o agravamento da pandemia de covid-19 no Brasil. De acordo com a Fiocruz, 19 unidades da federação têm taxas de ocupação de leitos de UTI acima de 80%. Além disso, nas últimas semanas, o número de casos e óbitos decorrentes da doença batem recordes diários no país. E a tendência, de acordo com os pesquisadores, é de piora.
Ou seja, o que a Saúde do Paraná está vivendo não é uma situação isolada. A pandemia está em descontrole em todo território nacional. O coordenador do Observatório Covid 19 da Fiocruz, Carlos Machado Freitas, afirma que uma mistura de fatores levou os estados brasileiros a chegarem ao colapso em seus sistemas de saúde: festas de final de ano, carnaval, a chegada da vacina e das variantes do coronavírus.
Freitas também descreve quais atitudes que população e poder público devem tomar nesse momento, para tentar conter a pandemia. E avisa que o distanciamento social e as medidas de higiene devem ser mantidos até que o fim da pandemia seja decretado pelas autoridades de saúde internacionais.
O pesquisador também salienta a necessidade de proteger a população mais vulnerável.
Confira a reportagem completa produzida pela AERP - Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná:
Fonte: Juliana Sartori /AERP - Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná