106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na última quarta-feira (03),uma servidora do CAPs de Santa Helena acabou sofrendo agressões por parte de um paciente, residente no distrito de Sub-Sede.
A agente de Saúde Mental estava acompanhada de outras duas servidoras ACSs, realizando as visitas domiciliares. Ao chegarem até a residência de um dos pacientes, o homem recusou atendimento e de posse de um facão em mãos, desferiu aproximadamente três golpes com a lateral do facão na agente de saúde.
A Polícia Militar foi acionada e encaminhou o objeto e o agressor para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
Em vídeo, a Coordenadora de Saúde Mental do CAPs, Márcia Oppermann, explicou que fatos como o ocorrido na última quarta-feira (03), são constantes e muitas vezes os profissionais necessitam do auxílio da Polícia Militar.
Neste caso, Marcia ressalta que o paciente possui diagnóstico de Esquizofrenia, histórico de internações prévias e violência e estava sem adesão aos medicamentos. A coordenadora destaca que a profissional buscou levar o acesso à saúde ao paciente que estava a alguns dias sem comparecer até a unidade de saúde.
Na área de saúde mental, existe uma luta muito grande, sendo difícil acessar muitas vezes os pacientes. Marcia Oppermann também buscou orientar a população a não julgar os pacientes, principalmente a família e os servidores de saúde que também sofrem e lutam pelas políticas de direitos e o reconhecimento dos pacientes.