106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março. Trata-se de uma celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, mas também de luta contra a violência à mulher.
Em Santa Helena, mulheres que são vítimas de algum tipo de violência recebem atendimento num primeiro momento da Polícia Militar e Polícia Civil, mas também são acompanhadas pelo CREAS e Comitê de Enfrentamento as Violências.
Segundo dados repassados pela Secretaria de Assistência Social, houve um aumento de 70% nos atendimentos em 2021 se comparado aos dois primeiros meses do ano de 2020.
No ano passado, foram atendidas cerca de 62 famílias e neste ano, apenas nos dois primeiros meses, já foram atendidas aproximadamente 150 famílias.
No que tange à violência contra a mulher, em 2020 foram atendidas pelo CREAS 336 mulheres.
Nesta sexta-feira (05), Marcia Oppermann, coordenadora de Saúde Mental do CAPs e Maira Soalheiro Grade, presidente do Comitê de Enfrentamento às Violências, estiveram na Rádio Costa Oeste FM 93,3 falando sobre o assunto.
Confira na íntegra a entrevista clicando no áudio abaixo.
Giulia Cauduro, acadêmica de Ciências Sociais na Unioeste de Toledo, relata que há diversos motivos que impossibilitam a mulher a sair de relacionamentos abusivos ou de violência.
Ouça a entrevista.
No Brasil o Disque Denúncia 180 recebe informações de forma anônima e em Santa Helena, o Município disponibiliza o telefone (45) 3268-8279.
Veja também:
Dia da Mulher: Agentes Ambientais relatam o amor pela profissão e as conquistas através do trabalho
Dia da Mulher: Campo ganha maior representatividade feminina ao passar dos anos
Fonte: Rodrigo Cardoso