106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Um dos mais tradicionais eventos do Ecomuseu da Itaipu Binacional, o Ecomuseu em Ação, agora está disponível também em versão virtual, com oficinas mensais, abertas aos empregados da Itaipu e comunidade em geral, sobre diversos temas como panificação artesanal, compostagem caseira e confecção de ovos de Páscoa.
As oficinas são resultado de uma parceria entre o Ecomuseu e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O objetivo é aproximar os funcionários e a comunidade da programação realizada por esse espaço educativo mantido pela Itaipu.
“A ideia é contemplar conteúdos culturais e de educação ambiental que são levados os públicos interno e externo da Itaipu, contribuindo, assim, com a missão do Ecomuseu”, afirma a museóloga Tamiris Amancio, da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu.
A programação do Ecomuseu em Ação prevê a realização de 10 oficinas ao longo deste ano de 2021. Algumas atividades serão on-line, durante o período da pandemia, outras serão presenciais, assim que possível. Em ambos os casos, com acesso gratuito.
As oficinas serão disponibilizadas para públicos da região e interno com temas específicos para cada um. Lançada no último dia 26 de fevereiro, a primeira dessas oficinas foi a de panificação com fermentação artesanal.
Com mais de 300 visualizações até o momento, a oficina abordou o pão como base da alimentação, e a fermentação artesanal como processo de alquimia ancestral, que nos dias atuais tem sido esquecida pela praticidade do processo industrial. A fermentação natural utiliza leveduras selvagens não selecionadas, que agem de forma lenta, trazendo mais aromas, maior durabilidade e melhor digestão, com benefícios à saúde. Para ver a oficina, acesse este endereço: https://www.youtube.com/watch?v=18qqYJtUGtA.
Ainda no primeiro semestre, o Ecomuseu em Ação irá promover as oficinas de "Práticas de saúde e bem estar: sal temperado", "Pêssanka: Ovos de Páscoa tradicionais pintados à mão" e "Compostagem Caseira". A divulgação para o público interno da Itaipu será feita sempre aqui, no JIE. Para a comunidade externa, siga a página da Rede Regional de Cultura e Patrimônio da BP3 no Facebook: https://www.facebook.com/rederegionalBP3
Fonte: Assessoria Itaipu Binacional