106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Dia Internacional da Mulher celebrado nesta segunda-feira (08) vai muito além de um dia comemorativo. A data possui marcas, raízes, lutas e vitórias conquistadas ao longo dos anos.
Por muito tempo, desde o final do século XIX, as mulheres lutaram pela igualdade de gênero, quebra de tabus, melhores condições de vida e trabalho. E nesse espaço conquistado temos a presença feminina em diversos setores do mercado profissional.
A guairense Elaine Celestino, atualmente está trabalhando para Companhia Paranaense de Energia – Copel no Rio Grande do Norte. Ela sempre estudou na rede pública de ensino é Bióloga com Mestrado e Doutorado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca e atua na implementação de parque eólico.
Em entrevista para a reportagem do Costa Oeste News, Elaine comentou que já trabalhou em obras de instalação do complexo eólico com mais de 2 mil homens e menos de 15 mulheres. Mas, com profissionalismo, garra e comprometimento o desafio foi superado.
Diante de um cenário competitivo, Elaine deixou uma mensagem aos jovens.
A Polícia Rodoviária Federal também conta com a força e dedicação feminina. No Posto de Fiscalização no município de Quatro Pontes, a equipe conta a policial Suelen Rodrigues. Disse a reportagem do Costa Oeste News, que sempre teve o desejo de ingressar na carreira federal.
Segundo Rodrigues, o sonho de se tornar PRF surgiu com o desejo de fazer a diferença. “Sempre tive a vontade de fazer a diferença, sempre tive o senso da justiça, uma vontade de fazer alguma coisa em prol da sociedade, fora o atrativo de ser funcionário público.”
Em relação à discriminação a policial comentou que existe, mas é minoria. “Algumas pessoas veem com um certo preconceito a mulher, enfim, mas é minoria as pessoas que trabalham comigo não vejo maiores problemas. As poucas vezes que senti um pouco mais discriminada foi com relação com algumas pessoas que a gente aborda.”
Fonte: Barbosa Junior/Costa Oeste News