106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Representantes da Cooperativa de Crédito Sicredi Vanguarda apresentou à Administração Municipal de Missal o programa “A União Faz a Vida”. A apresentação foi feita ao Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, e à equipe da Secretaria de Educação do município na manhã desta terça-feira, 09 de março. Durante o encontro o Diretor de Relacionamento da Sicredi Vanguarda, Rodrigo Vendrame, a Gerente da Unidade de Missal, Tatiane Maria Baggio da Costa, a Gerente de Negócios, Dulcy Schwendler, juntamente com a Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo, Camila Vidotti e o Assessor Pedagógico Amauri de Lima, apresentaram os principais detalhes do Programa.
A Secretária de Educação, Cultura e Esporte de Missal, Clarice Maria Grings Friedrich, confirmou que o município fez a adesão para iniciar o programa em todas as instituições de ensino. “O próximo passo será o planejamento juntamente com as equipes das escolas, envolvendo diretores, coordenadoras, professores e educadoras”, detalha. Os interessados irão receber treinamento com a equipe Sicredi para que possam conhecer a entender a metodologia. De acordo com Camila, justamente por utilizar uma metodologia diferenciada para incentivar a aprendizagem dos alunos, tanto professores quanto os estudantes são beneficiados. São ofertadas assessorias pedagógicas e um material especial aos professores para que utilizem a metodologia do programa.
A União Faz a Vida
O programa A União Faz a Vida é o principal programa de educação do Sicredi e, segundo informações do site oficial do programa, objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. O programa iniciou oficialmente em 1995, inspirado em programas semelhantes no Uruguai. O programa surgiu com o propósito de desenvolver uma educação cooperativa, contratar especialistas em diversas disciplinas curriculares de ensino, propor uma nova metodologia de ensino que privilegiasse o empreendedorismo e a cooperação. O projeto piloto foi implantado em Santo Cristo (RS). Os dois princípios básicos são cooperação e cidadania. A educação cooperativa age de forma a educar os jovens para que eles aprendam, no ambiente escolar, a desenvolver projetos e iniciativas capazes de transformar a sociedade e atender aos desejos e anseios das comunidades. Neste sentido, a cooperação só existe por meio de ações coordenadas entre grupos de pessoas que tenham um objetivo comum.
Já no âmbito da Cidadania é compreensível que todos possuem direitos e deveres. Ter a total capacidade de colocar esses direitos e deveres em prática é o principal significado de cidadania. Uma sociedade democrática — na qual todos têm voz — é o lugar onde a cidadania se manifesta. Para o Programa A União Faz A Vida, a cidadania só existe, de fato, quando os seguintes valores éticos estão presentes: igualdade e equidade; respeito à diversidade; e, liberdade e participação na vida pública.
Fonte: Assessoria de Comunicação