106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Com as eleições municipais em 2020 e a troca de gestores em alguns municípios da região, assim como substituição de equipes de trabalhos das prefeituras, o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu mantém uma série de contatos com as administrações municipais para alinhar ações e trabalhos. Na terça-feira (09), foi mantida reunião no município de Medianeira, entre a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros com o prefeito, Antonio França, vice-prefeito, Evandro Mees e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Hanzen.
Foi a primeira reunião da nova gestão de Medianeira, individualmente, com o Conselho dos Lindeiros e, na pauta esteve a entrega do termo de doação da árvore digital ao município, além de serem discutidas todas as parcerias e convênios ativos, além de iniciativas a serem implementadas no município para 2021 e 2022.
Iniciativa do Lindeiros e Itaipu, em 2018, e renovação em 2020, 17 árvores solares digitais foram instaladas nos 16 municípios lindeiros, como forma de incentivo ao uso de espaços públicos e a disponibilização de internet gratuita à população. Medianeira também conta com esta estrutura e há vontade de ampliar o atendimento por meio desta ferramenta, quem contém placas fotovoltaicas para captar a energia solar e disponibilizar ao carregamento de celulares e equipamentos eletrônicos. As árvores digitais são equipadas com sinal de Wi-Fi, e cada uma comporta até cem dispositivos móveis conectados ao mesmo tempo, o que é feito em forma de link dedicado, ou seja, conexão exclusiva.
A diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, destaca a manutenção de contato com as administrações municipais e a reunião mantida em Medianeira.
A secretária de Desenvolvimento Econômico do município destaca, dentre outros projetos, que começou-se a olhar de uma maneira diferente quanto à utilização da árvore digital. A ideia é implantar outras estruturas destas no município, em locais onde possibilite ampliar o contato da população, servindo, inclusive para acesso a estudos. A intenção é ampliar a utilização e disponibilização em outros locais.
Dentre os projetos discutidos esteve em pauta a deliberação sobre a Câmara Técnica de Turismo, Câmara Técnica de Artesanato e participação no projeto Mais Verão, assim como parceria entre o Conselho dos Lindeiros e Itaipu para asfaltamento no interior do município, o que beneficiaria o agronegócio. Inovação, tecnologia, governança e outros projetos também foram discutidos, de acordo com o que explica Márcia Hanzen.
Fonte: Assessoria Lindeiros