Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná seleciona médicos para plataforma de telessaúde

São ofertadas dez vagas para médicos profissionais, metade delas para jornada semanal de 30 horas e o restante para jornada de 20 horas por semana. As bolsas terão validade por três meses

Paraná seleciona médicos para plataforma de telessaúde

O Governo do Estado lançou edital para inscrição de médicos bolsistas para atuação na plataforma de telessaúde. O edital faz parte do programa de ações extensionistas de prevenção, cuidados e combate à pandemia do novo coronavírus. A seleção será feita pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), instituição responsável pelas atividades do Projeto de Telessaúde do Paraná.

São ofertadas dez vagas para médicos profissionais, sendo a metade para jornada semanal de 30 horas e o restante para jornada de 20 horas por semana. As bolsas terão validade por três meses e serão pagas nos valores mensais de R$ 4,5 mil e R$ 3 mil, respectivamente. As inscrições seguem até 17 de maio, exclusivamente pela Internet (AQUI).

Para a coordenadora do Projeto de Telessaúde, professora Daniela Frizon Alfieri, do Centro de Ciências da Saúde da UEL, o aumento recente do número de infecções pelo novo coronavírus refletiu na demanda do aplicativo Saúde Online Paraná, esgotando todos os agendamentos disponíveis.

“Esses atendimentos remotos ajudam a reduzir a pressão nos sistemas de saúde municipais, uma vez que os cidadãos com suspeita da doença podem permanecer em isolamento, diminuindo a circulação do vírus”, afirma Daniela.

Ela destaca que a expectativa é ampliar, a partir da contratação de novos bolsistas, a oferta de atendimentos semanais para 1.400 consultas, sendo 700 consultas médicas e o restante de enfermagem. “A ideia é contribuir para o controle da pandemia, pois o serviço de telessaúde evita que pacientes com quadro leve precisem sair do isolamento para procurar atendimentos presenciais”, explica Daniela.

De acordo com o edital, as atividades contemplam atendimento clínico de forma remota, por meio de aplicativos já conhecidos de videochamadas e de envio de mensagens, como o Google Meet, e o WhatsApp, entre outras ferramentas. Para tanto, é recomendável que os profissionais interessados estejam familiarizados com esses recursos tecnológicos.

A seleção ocorrerá conforme a ordem de inscrição dos candidatos, observados os requisitos previstos em edital e a documentação necessária. Os médicos selecionados deverão atuar em períodos a serem fixados pela Coordenação do Projeto de Telessáude do Paraná.

A iniciativa conta com o apoio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná.

Serviço

Seleção de médicos bolsistas para o Projeto de Telessaúde do Paraná

Inscrições: exclusivamente pela internet (clique AQUI)

Período para inscrições e convocações: de 17 de março a 17 de maio de 2021

Fonte: AEN