Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

SMI: Reunião do COE definiu hoje (18) novas medidas de enfrentamento a pandemia da Covid-19

A publicação traz a regulamentação de atendimento nas atividades essenciais e não essenciais durante os dias de semana e também medidas mais restritivas para os finais de semana.

  • 18/03/2021
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
SMI: Reunião do COE definiu hoje (18) novas medidas de enfrentamento a pandemia da Covid-19

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu publicou nesta quinta-feira, 18, o decreto nº253/2021, que regulamenta medidas restritivas a serem adotadas no município visando o enfrentamento da pandemia da Covid-19. As medidas foram definidas em reunião COE (Comitê de Operações de Emergências) durante a manhã e tem validade até o dia 01 de abril.

Participaram da reunião o prefeito Motta, o vice-prefeito Claudio Rodrigues, integrantes do COE e o promotor de Justiça Pedro Pires Domingues Wanderley, do Ministério Público do Paraná.

A publicação traz a regulamentação de atendimento nas atividades essenciais e não essenciais durante os dias de semana e também medidas mais restritivas para os finais de semana.

De segunda a sexta-feira:

Funcionamento das atividades essenciais das 08h00 as 21h00 e das não essenciais das 08h00 as 18h00;

Academias de ginástica para práticas esportivas individuais e/ou coletivas: das 06h00 as 21h00;

Restaurantes, bares, lanchonetes e congêneres: das 10h00 as 21h00 e após as 21h00, permitido atendimento na modalidade delivery de alimentos até as 22h00;

Todos esses serviços devem obrigatoriamente respeitar a limitação de 30% de ocupação, além de seguir todas as medidas sanitárias de prevenção.


Sábados, dias 21 e 27:

Serviços essenciais e não essenciais poderão funcionar até as 14h00.

Após as 14h00, até as 21h00: supermercados, mercearias, padarias, postos de combustíveis, conveniências e bares (sendo vedado o consumo no local), e atividades religiosas.

Das 21h00 as 22h00, somente delivery de alimentos.

Farmácia de plantão funcionamento normal.


Domingos, dias 22 e 28:

Está determinado o fechamento de todos os estabelecimentos (essenciais e não essenciais) no âmbito do município de São Miguel do Iguaçu, exceto:

Postos de Combustíveis e borracharias (vedado funcionamento de loja de conveniência);

Atividades religiosas, das 08h00 as 21h00;

Delivery de alimentos, das 08h00 as 22h00;

Farmácia de plantão funcionamento normal.

O decreto também traz outras determinações:

Está proibido o consumo em conveniências, bares e mercearias e vias públicas, sendo autorizada somente a retirada no balcão ou delivery (de segunda a sábado).

Mantém a proibição de atendimento/entrada de pessoas menores de 14 anos e alterou a proibição para maiores de 65 anos em mercados, mercearias, supermercados, conveniências, restaurantes, bares, lanchonetes e congêneres.

Também estende em uma hora o horário de restrição provisória de circulação de pessoas em espaços e vias públicas, salvo, circulação de pessoas e veículos em razão de serviços e atividades essenciais, sendo instituído o Toque de Recolher da 21h00 as 05h00, e manteve a proibição da comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no mesmo período.

A reunião também definiu pela formação de equipe de fiscalização, comandada pela secretaria de Administração, formada por servidores da Defesa Civil, fiscais sanitários, tributários e de postura, e Guarda Municipal, que vai intensificar a fiscalização e aplicar multas em casos de descumprimento do decreto, sendo prevista:

Multa de até R$10.000,00 (dez mil reais), na 1ª notificação;

Cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento, independente de prévia notificação;

Multa de R$300,00 (trezentos reais) pelo não uso da máscara em espaços e vias públicos e estabelecimentos comerciais.

Demais atividades recreativas, sociais, culturais, esportivas e turísticas continuam sendo proibidas.

Detalhes do decreto nº253/2021estão disponíveis no Diário Oficial Eletrônico. 

A secretária municipal de Saúde, Carline Slovinski Acordi Garcia, e o diretor da Vigilância Sanitária, Volnei Augusto Schoninger, falaram sobre o novo decreto: 



Fonte: Assessoria

Autor do post