106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Expedição Costa Oeste visita um dos produtores que é destaque na produção de peixes em Missal. Aliás, o Paraná é um dos maiores produtores do Brasil. O sonho da família Gazola era deixar a vida na cidade para morar no interior, ter um sitio e alguns peixes para pescar de vez enquanto no pequeno açude da propriedade. Agora tudo é realidade, mas, em uma proporção inimaginável, a ponto de se tornar a principal renda da família, em Dom Armando, distrito de Missal, no oeste do paranaense.
A propriedade conta com dois hectares de lamina de água de piscicultura intensiva ou três tanques com 115 mil tilápias alojadas. É tanto peixe que seu Romildo utiliza um trator para alimenta-los, no qual possuí acoplado uma espécie de caixa com um equipamento que lembra um soprador de folhas, responsável por lançar a ração na água.
Os tanques possuem vários aeradores, dispositivo que incorpora o oxigênio na água, algo essencial para respiração dos peixes. Antes de isso tudo acontecer, uma visita técnica abriu os olhos de seu Romildo para o potencial que tinha em mãos.
Na verdade o Paraná é disparado o maior produtor de peixes do país. O volume em 2020 chegou a 166 mil toneladas, segundo Associação Brasileira de Piscicultura. Missal ainda está longe de ser um dos maiores produtores do estado, porém o trabalho de estimulo tem refletido em bons resultados com potencial para crescer, aponta o consultor técnico Maikon Hilgert.
Foi exatamente este trabalho que ganhou atenção da filha Kelly que está cursando Engenharia de Pesca na Unioeste e passou a desenvolver junto com o pai na propriedade. Com a demanda em crescimento a família Gazola tem planos ambiciosos. E assim um sonho de uma vida começa a se tornar realidade.
Fonte: Costa Oeste News