106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Município contratou uma empresa para dar suporte aos agentes de endemias nos arrastões de combate à Dengue e os trabalhos seguem em ritmo acelerado com objetivo de apanhar o máximo possível de materiais inservíveis na cidade e distritos.
De acordo com Rosângela Disarz, responsável pela Vigilância Epidemiológica, a população precisa colaborar recolhendo os entulhos e efetuando as limpezas periodicamente: “O caminhão está passando por todo o município para efetuar a recolha dos materiais, restando apenas o serviço de colocar os resíduos em frente as residências,” afirma.
Sintomas
Lado a lado com Epidemia temos a Pandemia do Coronavírus e os sintomas das duas doenças são muito semelhantes. Rosângela explica que a única maneira de diferenciar é observando o aparelho respiratório: “A Dengue não causa falta de ar, tosse ou dor de garganta, diferente da Covid-19 que tem isso como uma das principais características,” pontua.
Ao sinal de qualquer sintoma de Dengue, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde ou o Pronto Atendimento, se for Covid-19, o local é UPA – Covid, que fica em frente o colégio Humberto de Alencar Castelo Branco.
Dengue Hemorrágica
No dia 03 de março foi registrado um óbito de uma paciente que estava com suspeita de Dengue Hemorrágica, porém, na manhã de quinta-feira, a Epidemiologia recebeu os resultados dos testes que deram negativo. Diante disso, seguem as investigações quanto à causa da morte: “Agora iremos nos aprofundar no caso e ver qual foi o motivo do óbito, se foi Chikungunya, Zika Vírus ou qualquer outra doença endêmica,” finaliza.
Fonte: Assessoria Santa Helena