106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Paraná e Mato Grosso do Sul deram mais um passo significativo na consolidação do projeto da nova Ferroeste, o traçado ferroviário que vai ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul, a Paranaguá, no Paraná, também chamado de Corredor Oeste de Exportação. Grupos técnicos dos dois governos apresentaram na segunda-feira (22) o estudo preliminar de demanda e traçado, considerado peça-chave na atração de investidores.
A cerimônia, na sede da Governadoria do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, contou com a presença dos governadores Carlos Massa Ratinho Junior e Reinaldo Azambuja. Entre os destaques está a previsão de que a obra possa reduzir em 27% os custos das exportações. Ainda sem definição de valor final justamente por estar em fase de conclusão preliminar, a expectativa é colocar a ferrovia em leilão na Bolsa de Valores de São Paulo até novembro de 2021.
O governador do Paraná, Ratinho Jr, destacou a importância desse estudo apresentado no encontro:
André Gonçalves, diretor-presidente da Ferroeste, destaca o papel da ferrovia como modal de transporte de cargas:
Luiz Henrique Fagundes, coordenador do Grupo de Trabalho Ferroeste, explica quais são os benefícios do novo traçado para o futuro da economia paranaense, com impacto direto na geração de emprego e renda da população:
Fonte: AEN