106,5 FM
Rádio Costa Oeste
No pico da pandemia, que já deixou, só no Brasil, 300 MIL MORTOS, ainda há pessoas que não entendem a gravidade do vírus Sars-Cov-2, do gênero Coronavírus, causador da doença Covid-19.
Febre, tosse, vômito, diarreia, dores nas costas (onde estão localizados os pulmões) e no corpo são alguns sintomas. Não há remédio que cure, nem tratamento precoce comprovado pela Ciência. Existe a vacina, recentemente descoberta, que salva vidas e evita que os pacientes desenvolvam quadros graves caso se infectem com o vírus.
Apenas os métodos de prevenção são eficazes para evitar a transmissão: manter a higiene das mãos, distanciamento social, evitar aglomerações, ambientes ventilados e, principalmente, usar máscara protegendo a boca e o nariz.
Em Itaipulândia, quando apresenta sintomas, o paciente deve procurar a Unidade Sentinela. De imediato, ele entra em isolamento, com familiares e membros da casa. Ele só sai desse isolamento se o resultado da coleta der NEGATIVO. Caso seja POSITIVO, ele e a família permanecem isolados durante todo o tratamento, até receber a alta do médico.
O isolamento de paciente suspeito ou positivado, não é uma OPÇÃO. É uma OBRIGAÇÃO. O mesmo vale para todos que convivem na residência. É um ato de RESPONSABILIDADE pela própria vida e pela vida de idosos e pessoas com comorbidades (como diabetes, doenças cardíacas, doenças pulmonares, hematológicas e outros).
Descumprir o isolamento social, prescrito e decretado pelo médico, é CRIME conforme Art. 268 do Código Penal e pode gerar detenção, de um mês a um ano, e multa.
“A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro” – expõe o Artigo.
O número para denúncias de descumprimento de isolamento, assim como descumprimento do Decreto Municipal 316/2020 que dispõe as medidas sanitárias de combate à Covid-19 é o 190, da Polícia Militar.
Informe caso flagrar festas clandestinas, aglomerações de pessoas acima do limite e pessoas positivadas ou suspeitas, ligue, denuncie, faça a sua parte. A responsabilidade pela vida é de todos.
Fonte: Assessoria Itaipulândia