106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Uma situação bastante desagradável se tornou recorrente no trabalho da associação dos catadores de materiais recicláveis de Missal (Acamis). Estão sendo encontrados muitos itens que deveriam ser descartados junto ao lixo orgânico nas bolsas de recicláveis.
Entre estes itens pode-se destacar fraldas, ossos, bolsas com muitas larvas o que representa que há resto de comida, folhas de árvores, grama cortada, até uma galinha morta foi encontrada dentro das bolsas de ráfia. Além de ser uma situação insalubre para os catadores, que manuseiam os itens da coleta, acaba diminuindo a vida útil da própria bolsa.
Inclusive, há relatos e reclamações de moradores que entregam as bolsas limpas, mas recebem de volta bolsas sujas. Infelizmente, devido ao descaso de alguns, isso realmente acaba ocorrendo. No entanto, os representantes da associação informaram que estão fazendo o possível para que não ocorra novamente.
São muitas bolsas recolhidas pela Acamis durante o mês, se estas bolsas tivessem apenas materiais recicláveis, não haveria este problema de entregar bolsas sujas. As bolsas, inclusive são lavadas, mas pode ocorrer que no momento da recolha, algum outro morador possa ter colocado alguma bolsa suja, e na troca das bolsas ao descarregar no caminhão, ser entregue para alguém que tinha a bolsa limpa.
Está havendo a intensificação das orientações para que isso não ocorra, mas infelizmente pode ocorrer. A Administração Municipal de Missal pede a compreensão de toda a população para que armazene junto as bolsas de ráfia, somente materiais recicláveis, secos, sem restos de comida, a fim de otimizar o trabalho dos catadores, garantir a saúde dos mesmos e aumentar a vida útil do material.
Fonte: Assessoria Missal