Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Giacometti e Paranhos assumem presidência e vice do Consamu

O mandato é de dois anos. A eleição, de consenso, foi realizada na sala de reuniões da Amop.

  • 28/03/2021
  • Foto(s): Assessoria AMOP
  • Região
Giacometti e Paranhos assumem  presidência e vice do Consamu

 O médico e prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti, assumiu na quinta-feira (25) a presidência do Consamu (Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná), em substituição ao também médico e prefeito de Corbélia, Giovani Miguel Wolf Hnatuw. O mandato é de dois anos. A eleição, de consenso, foi realizada na sala de reuniões da Amop. 

Com Giacometti, assumiu também o vice-presidente Leonaldo Paranhos (prefeito de Cascavel e presidente da Amop) e demais membros do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. Logo após a eleição e posse, Giacometti nomeou para o cargo de diretor geral do consórcio, João Gabriel Avanci, ex-diretor da 10ª Regional de Saúde, em substituição a José Peixoto da Silva. 

O consórcio abrange 43 cidades, mas, pela macrorregulação, atribuição que a entidade assumiu recentemente, o Consamu atende 92 municípios da macrorregião Oeste. Possui atualmente uma estrutura composta por uma Central de Regulação e frota de oito unidades de suporte avançado (USA), 27 unidades de suporte básico (USB), um helicóptero e duas motolâncias.

Somente em 2020, o Consamu recebeu 190.086 telefonemas via 192; prestou 16.451 orientações médicas; fez 9.204 envios de suporte avançado; 45.319 envios de unidades de suporte básico, 903 envios de motolância, 503 deslocamentos de helicóptero e 19.420 ações de apoio ao Siate, Polícia Militar, frotas municipais e a concessionárias de rodovias. 

Entre as prioridades da nova gestão estão a construção da sede própria, ampliação e renovação da frota de ambulâncias, aumento no processo de qualificação de servidores, melhoria e modernização da estrutura de atendimento e outros objetivos. 

"Como médico e funcionário do Consamu, tenho certeza de que poderei contribuir bastante. Vamos procurar fazer um entendimento ainda melhor à população, buscar alternativas, integrar mais os secretários municipais de Saúde, especialmente os novos, que acabam de assumir os cargos, e integrar a equipe de funcionários. O desafio é grande, mas experiência não falta. Diante disso, vamos agregar tudo o que for possível", disse Luiz Ernesto. 

"Encaro essa missão com responsabilidade e fé em Deus. A saúde não pode esperar: as decisões precisam ser rápidas e assertivas. Não posso deixar de citar que a diretoria anterior fez um brilhante trabalho. Peixoto atuou de forma responsável e consolidou um consórcio rígido, especialmente neste momento de tanto sofrimento que é o período da pandemia", afirmou João Gabriel Avanci. 

"Começamos do zero. Há oito anos, nada existia e hoje são 1.010 funcionários. Os méritos vão para a equipe de colaboradores, dedicada e preocupada com a saúde da população dos 43 municípios da área de abrangência. Entrego o cargo com todas as obrigações em dia e, principalmente, tenho convicção de que o consórcio contribuiu para a melhoria da saúde da população do Oeste do Paraná", relatou José Peixoto da Silva. 

"Não podemos perder tempo e ter conflitos. Já temos um grande conflito que é a pandemia. Mais uma vez, as lideranças do Oeste do Paraná demonstram maturidade suficiente, como foi na Amop e no Cisop. O Consamu é a ferramenta de enfrentamento maior que temos no Oeste do Paraná para enfrentamento desta doença. Elegemos um médico e um prefeito com bastante experiência. Tudo isso significa dizer que começamos a trabalhar já a partir deste momento”, destacou Leonaldo Paranhos.

Fonte: Assessoria AMOP