106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O médico e prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti, assumiu na quinta-feira (25) a presidência do Consamu (Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná), em substituição ao também médico e prefeito de Corbélia, Giovani Miguel Wolf Hnatuw. O mandato é de dois anos. A eleição, de consenso, foi realizada na sala de reuniões da Amop.
Com Giacometti, assumiu também o vice-presidente Leonaldo Paranhos (prefeito de Cascavel e presidente da Amop) e demais membros do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. Logo após a eleição e posse, Giacometti nomeou para o cargo de diretor geral do consórcio, João Gabriel Avanci, ex-diretor da 10ª Regional de Saúde, em substituição a José Peixoto da Silva.
O consórcio abrange 43 cidades, mas, pela macrorregulação, atribuição que a entidade assumiu recentemente, o Consamu atende 92 municípios da macrorregião Oeste. Possui atualmente uma estrutura composta por uma Central de Regulação e frota de oito unidades de suporte avançado (USA), 27 unidades de suporte básico (USB), um helicóptero e duas motolâncias.
Somente em 2020, o Consamu recebeu 190.086 telefonemas via 192; prestou 16.451 orientações médicas; fez 9.204 envios de suporte avançado; 45.319 envios de unidades de suporte básico, 903 envios de motolância, 503 deslocamentos de helicóptero e 19.420 ações de apoio ao Siate, Polícia Militar, frotas municipais e a concessionárias de rodovias.
Entre as prioridades da nova gestão estão a construção da sede própria, ampliação e renovação da frota de ambulâncias, aumento no processo de qualificação de servidores, melhoria e modernização da estrutura de atendimento e outros objetivos.
"Como médico e funcionário do Consamu, tenho certeza de que poderei contribuir bastante. Vamos procurar fazer um entendimento ainda melhor à população, buscar alternativas, integrar mais os secretários municipais de Saúde, especialmente os novos, que acabam de assumir os cargos, e integrar a equipe de funcionários. O desafio é grande, mas experiência não falta. Diante disso, vamos agregar tudo o que for possível", disse Luiz Ernesto.
"Encaro essa missão com responsabilidade e fé em Deus. A saúde não pode esperar: as decisões precisam ser rápidas e assertivas. Não posso deixar de citar que a diretoria anterior fez um brilhante trabalho. Peixoto atuou de forma responsável e consolidou um consórcio rígido, especialmente neste momento de tanto sofrimento que é o período da pandemia", afirmou João Gabriel Avanci.
"Começamos do zero. Há oito anos, nada existia e hoje são 1.010 funcionários. Os méritos vão para a equipe de colaboradores, dedicada e preocupada com a saúde da população dos 43 municípios da área de abrangência. Entrego o cargo com todas as obrigações em dia e, principalmente, tenho convicção de que o consórcio contribuiu para a melhoria da saúde da população do Oeste do Paraná", relatou José Peixoto da Silva.
"Não podemos perder tempo e ter conflitos. Já temos um grande conflito que é a pandemia. Mais uma vez, as lideranças do Oeste do Paraná demonstram maturidade suficiente, como foi na Amop e no Cisop. O Consamu é a ferramenta de enfrentamento maior que temos no Oeste do Paraná para enfrentamento desta doença. Elegemos um médico e um prefeito com bastante experiência. Tudo isso significa dizer que começamos a trabalhar já a partir deste momento”, destacou Leonaldo Paranhos.
Fonte: Assessoria AMOP