106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Estamos em um período muito especial em que as famílias se encontram para confraternizar e neste momento as trocas de presentes como “chocolate” se torna comum na casa de algumas famílias.
Neste caso, precisamos ficar atentos aos nossos animais de estimação. É muito comum eles acompanharem cada abertura de chocolate com aquele olhar de “quero só um pedacinho!”
Mas não deixe de ser levado pela emoção de oferecer um pedaço aos cães e gatos. O chocolate não é um alimento saudável para os cães, pois é gorduroso, calórico e pode levar a uma intoxicação.
Para falar sobre esse assunto muito importante, convidamos o Médico Veterinário, Johany Diego Vicente que também é professor do curso de Medicina Veterinária da UNIGUAÇU.
Por que o chocolate pode causar uma intoxicação nos pets?
“Existem algumas substâncias como as metilxantinas, capazes de tornar o produto palatável, como a cafeína e a teobromina a grande vilã para o organismo do cão. Nenhum tipo de chocolate é indicado, porém os chocolates amargos geralmente são os grandes vilões, quanto mais escuro o chocolate, mais teobromina terá e, assim, maior chance de intoxicar o animal. A teobromina pode demorar até 6 dias para ser eliminada do organismo do cachorro. As maiores incidências são os animais jovens ou de pequeno porte, devido ao maior acúmulo de chocolate em relação ao peso corporal”.
Quais os sinais clínicos de um cão intoxicado por chocolate?
Se o seu pet “comeu” um ovo de cima da mesa e o comeu inteirinho, a sua saúde pode estar em risco. Fique atento aos sintomas:
Diante de qualquer alteração no comportamento ou saúde do seu animal, leve-o ao veterinário imediatamente!
Existem ovos de Páscoa feitos especialmente para os pets?
“Sim, esses ovos não possuem cacau e nem xantinas que possam provocar uma intoxicação. Esses ovos de páscoa para pets você encontra em lojas veterinárias especializadas”.
Fonte: Assessoria UNIGUAÇU